O hipotálamo é uma região do diencéfalo, que faz a ligação do sistema nervoso com o sistema endócrino. É ele quem coordena a atividade da hipófise, por meio de hormônios liberadores. Ou seja, algum estímulo chega ao hipotálamo e estimula a liberação de determinado hormônio liberador.
A interação hormonal entre hipotálamo, glândula hipófise anterior e ovários regula o sistema reprodutivo feminino. O hipotálamo secreta um peptídio pequeno, hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), também conhecido como hormônio luteinizante liberador de hormônio.
Veja as principais dicas para elevar a capacidade do cérebro.
Calabrez explica que o cérebro tem uma dificuldade enorme para a mudança de comportamento. O que ele faz é um processo de autoengano. “Imagine que a mente tem várias pastas, como um computador. Ela rejeita tudo que incomode, que contrarie o conteúdo da pasta.
Os anos iniciais do desenvolvimento humano estabelecem a arquitetura básica e a função do cérebro. Esse período inicial de desenvolvimento – da concepção aos 6-8 anos de idade – afeta o estágio seguinte do desenvolvimento, assim como os estágios posteriores.
O sistema nervoso do feto é considerado imaturo até a 16ª semana de gestação, porém, a base cerebral desenvolve-se completamente a partir da 18ª semana com a formação completa da células neuronais.
O cérebro em fase de desenvolvimento é particularmente sensível às influências do ambiente, com o estresse tóxico na primeira infância. O desenvolvimento do cérebro pode ser afetado por meio dos canais sensoriais tais como som, tato, visão, olfato, comida, pensamentos, drogas, lesões, doenças e outros fatores.
No cérebro, explica Louzada, a adolescência é uma etapa "tanto de mais vulnerabilidade quanto potencialidade". "É um período em que ganhamos algumas conexões neurais e perdemos outras, reforçando alguns circuitos. Construímos estruturas cerebrais que são importantes para toda a vida."
Isso pode consumir vinte por cento da energia do organismo, mais do que qualquer outro órgão, apesar de ser apenas 2% do peso do corpo humano. Se 90% do cérebro fossem desnecessários, haveria grande vantagem evolutiva em seres humanos com cérebros menores e mais eficientes.
Têm um índice médio de 1,17% ao passo que o do homem é de 2,10%. Os chimpanzés, que vêm em terceiro, ficam com 0,70%. Mais: considerado isoladamente, o cérebro dos golfinhos é mais pesado que o dos outros dois.
Então, se você quer aumentar sua capacidade cerebral, siga as dicas abaixo e se prepare para exercitar a mente: