10 alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado
Como evitar o aumento do Gama GT?
Gama GT alto. A elevação do GGT sugere que alguma doença ou condição está danificando o fígado, e, geralmente, quanto mais alto este resultado, maior será o dano. Os fatores que justificam a alta incluem: Hepatites virais (hepatite A, hepatite B ou hepatite C);
Além do pâncreas, a boca e o estômago também produzem um pouco de lipase para facilitar a digestão. A taxa elevada de lipase no sangue normalmente é tratada de acordo com a causa do problema, pois seus níveis aumentados indicam a existência de alguma doença no sistema digestivo, especialmente a pancreatite aguda.
A GGT catalisa a transferência de grupos gama-carboxila do glutamato a um peptídeo, geralmente o dipeptídeo Gly-Gly. Esta enzima é também conhecida como gama-glutamil transpeptidase. Encontra-se como enzima associada às membranas, mas também está no citosol, especialmente nos epitélios dos dutos biliares e renais.
O exame da fosfatase alcalina é geralmente utilizado para investigar doenças no fígado ou nos ossos, quando estão presentes sinais e sintomas como dor no abdômen, urina escura, icterícia ou deformações e dor ósseas, por exemplo.
A fosfatase alcalina dos ossos é produzida pelos osteoblastos, células que estão envolvidas na formação do osso. O exame de fosfatase alcalina pode, então, identificar doenças que afetam o fígado ou os ossos. Geralmente é pedido juntamente com outros exames que avaliam a função hepática, como TGO ou gama GT.
A fosfatase alcalina é uma hidrolase que remove grupos fosfato de um grande número de moléculas diferentes, incluindo nucleotídeos, proteínas e alcalóides; como o próprio nome sugere, essa enzima é mais ativa em soluções alcalinas. O processo de remoção desses grupos fosfatos é conhecido como desfosforilação.
Bilirrubina direta ou conjugada: corresponde à conjugação entre a bilirrubina e o ácido glicurônico, um açúcar, no fígado. A bilirrubina direta sofre ação da bile no intestino, sendo eliminada na forma de urobilinogênio ou estercobilinogênio.
Etiologia e Fisiopatologia. O aumento de produção da bilirrubina indireta ocorre por três motivos, que são hemólise, extravasamento de sangue nos tecidos e desitopoiese, já o aumento de bilirrubina direta está associada a doença hepática e obstrução das vias biliares.
Se o aumento da bilirrubina é devido principalmente à parte conjugada (direta), significa que o processo de conjugação ocorreu. Então deve ser algum problema prevenindo a secreção de bilirrubina na bile, como por exemplo hepatite e obstrução biliar, e com isso a bilirrubina acumula-se no sangue.
A bilirrubina é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos. A bilirrubina é então removida do corpo através das fezes e uma pequena porção na urina. A dosagem de bilirrubina no sangue serve, portanto, para avaliar o funcionamento do fígado.
A bilirrubina é uma substância amarelada encontrada no sangue e na bile. A bilirrubina total é a soma da bilirrubina indireta e da direta no sangue. A bilirrubina indireta é formada a partir da quebra de células vermelhas velhas do sangue. Ela é transformada em bilirrubina direta no fígado.