O jamelão pode ser consumido puro ou utilizado em diversas receitas, como na preparação de:
A polpa que sobra junto à casca pode ser tirada com uma colher ou na forma de bolinhas, com boleador. Esta polpa é mais firme e menos aguada que a do melão e, portanto, mais cremosa. Use para fazer sorvetes, cremes, vitamina de frutas ou sopa gelada. O fruto verde pode ser usado como legume.
Chá de jamelão é indicado a alérgicos, diabéticos e hipertensos.
Benefícios do Chá de Jambolão: As folhas do Jambolão possui ações antioxidantes, sendo ótimo para evitar o envelhecimento e fortalecer o sistema imunológico.
O pé de jambolão é uma árvore frondosa, com longos ramos e ótimo para criar áreas sombreadas. Harri Lorenzi explica que a planta é uma espécie perenifólia – isto é, a árvore nunca perde todas suas folhas de uma vez.
O jambolão é uma árvore frondosa, de porte médio e copa cheia, ampla, bastante ramificada. Pode alcançar 10 metros de altura. Suas folhas são coriáceas, lisas e escuras, com uma nervura central clara e saliente.
Modo de preparo Ferver a água e adicionar as folhas de Jamelão e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Depois pode-se tomar uma xícara de chá, 2 vezes ao dia, antes das refeições principais. O chá também pode ser obtido a partir das sementes da fruta esmagada.
De janeiro a maio costuma ficar carregada de pequenos frutos, de nome homônimo ao da árvore. Eles se assemelham a uma azeitona, devido à coloração roxa escura. Se comparado aos outros frutos de árvores da mesma família, o sabor não se destaca tanto.
Sua semente fica envolvida por uma polpa carnosa e comestível, doce, mas adstringente, sendo agradável ao paladar. No Brasil, o fruto é geralmente consumido in natura, porém esta fruta pode ser processada na forma de compotas, licores, vinhos, vinagre, geléias, tortas, doces, entre outras.
Inicialmente, a casca do caule do jambolão apresenta propriedades anti-inflamatória, anticarcinogênica e serve como medicamento para controle de diabetes. Os frutos do jambolão apresentam alta atividade antioxidante e também, ação hipoglicemiante.
Apesar de sabor um pouco adstringente, é agradável ao paladar. Na Índia, além de ser consumido in natura, é usado na confecção de doces e tortas. Na Região Nordeste do Brasil, é conhecida como "azeitona-preta” ou “azeitona-roxa”, oliveira, e jamelão dependendo do estado.
O jamelão, também chamado de azeitona ou jambolão, é uma planta originária da Índia, de cerca de quinze metros de altura, e bastante ramificada. ... Quanto aos frutos, são morfologicamente semelhantes à azeitona preta, mas de consistência mais macia.
O Jambolão é indicado para auxiliar o controle da diabetes. Jambolão também é conhecido como Jamelão, Jambo, João-Bolão entre outros.
As azeitonas verdes e as azeitonas pretas são frutos da mesma árvore, a oliveira. A principal diferença entre elas é a época da colheita. Enquanto as verdes são colhidas imaturas, as pretas passam por todo o processo de maturação.
São. Azeitona é o termo mais corrente em português e tem origem árabe (az-zaytūna). Contudo, existe o termo de origem latina oliva, que, pela sua configuração, indicia influência culta (da Igreja, na Idade Média ou de círculos eruditos, mais tarde, no Renascimento).
Sim, mas o melhor é que não! Mal não faz, mas ela é muito amarga, mesmo totalmente madura.
Para obter os benefícios da azeitona, a quantidade recomendada de consumo é de 7 a 8 unidades por dia, somente. No entanto, em casos de hipertensão deve-se reduzir a ingestão para 2 a 3 azeitonas por dia, pois o sal presente na conserva deste fruto pode alterar a pressão arterial, causando complicações á saúde.
É importante evitar comprar esses tipos de azeitonas, pois elas costumam ter mais gorduras e carboidratos. Pessoas com hipertensão devem consumir em poucas quantidades e deixar as azeitonas apenas para ocasiões especiais, pois devido ao sal esse alimento pode aumentar a pressão arterial nessas pessoas.
A azeitona preta possui um óleo que é rico em ácidos graxos insaturados, excelente para aumento do bom colesterol no organismo. Além de ser consumida ao natural é utilizada para a produção do azeite de oliva. As azeitonas Pretas possuem as seguintes Vitaminas A, Vitamina C, vitamina B1 e Vitamina B2.
Se a gestante está com vontade de comer azeitonas salgadas, por exemplo, pode ser que o organismo queira que você aumente sua ingestão de sódio. Mesmo quem nunca tenha tido apetite por fatias de limão ou beterraba antes, pode ter uma fome insaciável por elas quando estiver grávida.
Conserva de azeitonas pode ficar pronta de 8 a 12 meses.
Como Conservar: Azeitonas devem ser mantida na geladeira e dentro da própria salmoura, e nunca deve ser usado talheres sujos ou os dedos para pegar, pois isso pode contaminar a salmoura. Na hora de servir: Se for como aperitivo deve ser retirado da geladeira com antecedência para que fique em temperatura ambiente.
Se o produto deixar de ter cheiro e sabor de azeitona, é sinal de que está estragado. Depois de passar da validade, o azeite de oliva fica com cheiro de cola.
“Nossa sugestão é lavar as azeitonas, de duas a três vezes, com água fria. Este processo removerá parte do sal presente na superfície da azeitona.”, explica.
As conservas estão normalmente mergulhadas em água com sal. Por isso coloque sempre os alimentos que vêm em frascos ou latas debaixo da torneira com água a correr para retirar o excesso.
Nas azeitonas verdes, ocorre a fermentação láctica por ação de bactérias; já nas azeitonas pretas, as concentrações de sal não permitem o desenvolvimento de muitos micro-organismos.