EQST

O Que Factoring Na Contabilidade?

O que é factoring na contabilidade?

4, da Lei nº 8.

Como fazer a contabilidade de uma factoring?

Como contabilizar as operações de Factoring? Ao vender os direitos creditórios para as empresas de factoring, a diferença entre o valor adquirido para o valor do título do crédito deve ser reconhecida para a correta apuração do lucro líquido de determinado período.

Como contabilizar títulos a receber?

Os títulos/duplicatas negociados são registrados em conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “títulos/duplicatas negociadas”, e tem natureza credora.

Como contabilizar antecipação de recebíveis?

Então, na hora de contabilizar, a empresa deve considerar as contas a receber, as taxas e impostos sobre elas e, por fim, os juros da antecipação, caso ele seja solicitado. Lembrando que o lançamento deve ser feito com o nome da operadora de cartão e na data correta de cada ação.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

O que é antecipação de recebíveis Isso significa que, por meio da operação, ela pode receber dinheiro referente a vendas a prazo, parceladas, com duplicatas, cheques e carnês antes mesmo de a cobrança ser feita ao cliente. ... Esse dinheiro pode, então, ser utilizado para equacionar as contas e compromissos.

Como fazer o lançamento na contabilidade de antecipação de cartão?

Como contabilizar antecipação de cartão de crédito? A taxa cobrada em uma antecipação é calculada a juros simples e aplicada sobre o valor líquido da transação e é proporcional ao tempo em que a parcela está sendo antecipada. Essa taxa é mensal, mas o cálculo é feito com taxa diária (taxa mensal/30).

Como contabilizar pagamento antecipado de empréstimo?

Quando os encargos financeiros são descontados antecipadamente, sendo recebido somente o valor líquido do empréstimo, a empresa deve registrar o valor recebido na conta Bancos e o valor total do empréstimo na conta de Passivo, e os encargos financeiros antecipados serão debitados em uma conta Encargos Financeiros a ...

Como contabilizar despesas pagas antecipadamente?

Como contabilizar despesas antecipadas? Na contabilidade, as despesas pagas antecipadamente são registradas como ativos da empresa. O registro é feito então na área de Ativo Circulante do balanço patrimonial. Isso porque o benefício é recebido no ato do pagamento.

Como apropriar juros de parcelamento?

Se os juros e multas estiverem provisionados em conta redutora do parcelamento, você faz a apropriação contra a despesa, e baixa o principal contra o caixa. Se não estiver provisionado os juros e a multa, você faz o lançamento diretamente na despesa c/ juros e multas do valor.

Como contabilizar juros de parcelamento de impostos?

A contabilização é realizada na conta de despesas tributárias e não na conta de dedução da receita, pois o parcelamento confessado no exercício é despesa tributária do exercício e não cabe o registro contábil na conta dedução de Receita por não estar relacionada com a receita.

Como lançar parcelamento INSS na contabilidade?

A maneira mais adequada é primeiramente contabilizar o montante da dívida em conta específica no Passivo, retirando este saldo da conta de INSS a Recolher.

Como fazer lançamento de parcelamento de Simples Nacional?

Como contabilizar o parcelamento do Simples Nacional?

  1. 1 - Acesse o menu ARQUIVOS, e clique em IMPOSTOS;
  2. 2 - Localize o imposto '44-Simples Nacional', na guia CONTABILIDADE;
  3. 3 - Na subguia PARCELAMENTO, preencha os quadros CONTA, JUROS, MULTA e ENCARGOS/HONORÁRIOS com as contas contábeis e históricos;
  4. 4 - Na guia PAGAMENTOS, preencha o quadro PARCELAMENTO;

Como contabilizar ganho de capital Simples Nacional?

Base de cálculo Os Ganhos de Capital apurado na forma do Simples Nacional consiste na diferença positiva entre o valor da alienação do bem e o respectivo custo de aquisição, diminuídos da depreciação, amortização ou exaustão acumulada, ainda que a empresa não mantenha escrituração contábil.

Como contabilizar a guia do Simples Nacional?

A contabilização do valor devido mensalmente pela microempresa e empresa de pequeno porte, inscritas no Simples, será determinado mediante a aplicação, sobre a receita bruta mensal auferida, dos percentuais fixados na legislação. e) Não contribuinte do IPI.

Quantos parcelamentos posso fazer do Simples Nacional 2020?

O limite de 1 pedido de parcelamento por ano para os débitos apurados no âmbito do Simples Nacional foi excluído pela Instrução Normativa RFB nº 1.

Como solicitar Refis Simples Nacional?

Ela pode ser feita através deste link no Portal do E-CAC, clicando na opção “Programa Especial de Regularização Tributária – Simples Nacional”, disponível em “adesão ao parcelamento”. Para aderir, é necessário dar uma entrada de 5% da dívida, que pode ser feita em até 5 parcelas.

Como pagar Parcelamento Simples Nacional atrasado?

No serviço "Parcelamento - Simples Nacional", acessar a funcionalidade "Emissão de Parcela", no Portal do Simples Nacional ou no portal e-CAC (sítio da RFB). As parcelas em atraso devem ser emitidas junto com a parcela do mês corrente.

O que acontece se atrasar o parcelamento do Simples Nacional?

O parcelamento do Simples Nacional é uma forma facilitada de quitar débitos de seus impostos DAS com meses em atraso. É importante ficar atento a estas pendências porque o acúmulo destes impostos pode acarretar até mesmo na exclusão do Simples Nacional, que é formalizado por meio de um comunicado que a empresa recebe.

Como solicitar Refis?

Endereço http://www.receita.fazenda.gov.br acessar na página principal, o link Refis , opção "Consulta Situação Da Conta Refis". - O pedido deverá ser assinado pelo responsável, perante o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ, pela pessoa jurídica optante pelo Refis.