A economia do Segundo Reinado foi baseada essencialmente na produção cafeeira, que auxiliou ainda a modernização de parte do Brasil. O Brasil nas primeiras décadas de sua independência sofreu uma grave crise econômica, resultado da decadência da mineração e da produção de açúcar.
No ano de 1850 foi extinto o trafico de escravos pelo atlântico. Entre 1864 a 1870 ocorreu a guerra do Paraguai que envolveu vários países do sul da América latina. Os últimos momentos do segundo império foram as leis de libertação dos escravos e os movimentos que culminaram na proclamação da república.
O Segundo Reinado foi o período da história brasileira em que o Brasil foi governado por Dom Pedro II. Esse período iniciou-se com o Golpe da Maioridade, de 1840, que antecipou a maioridade de D. Pedro II, permitindo-o assumir o trono com apenas 14 anos.
As principais destas reivindicações eram a abolição do Poder Moderador, de modo que o Imperador não mais pudesse, partindo apenas de seu desejo, dissolver o Congresso e a expansão do direito ao voto, com o fim do voto censitário (baseado em critérios de renda).
Por que a religião contribuiu para a impopularidade de D. Pedro II? Pois havia muitas religiões e se ele escolhesse uma as elites ou a igreja ficariam revoltados. ... As elites brasileiras criticavam a centralização do governo monárquico, com o objetivo de reforçar seu poder, apoiaram maior autonomia das províncias.
Assim, Dom Pedro permaneceu no Brasil sendo nomeado príncipe regente, com apenas 5 anos de idade. No Brasil, primeiramente ele ficou sob a tutela de José Bonifácio de Andrade e Silva e, depois, de Manuel Inácio de Andrade Souto Maior, marquês de Itanhaém.
Resposta. O imperador e a família real foram expulsos do País. ... Pedro II, com sua família, deixou o Brasil rumo à Europa. A partir de então, o imperador passou a viver entre as cidades de Paris, Cannes e Versailles, até a sua morte, em 1891, espero que ajude!
Pedro veio para o Brasil em decorrência da transferência da Corte portuguesa para cá. Isso aconteceu porque Portugal seria invadido por tropas francesas e, para evitar ser prisioneiro de Napoleão, d. João VI decidiu por mudar-se para o Rio de Janeiro.
A monarquia foi perdendo sua sustentação política, e os grandes grupos que atuaram contra essa forma de governo nesse período foram os republicanos e, sobretudo, os militares (contados em grande número). No dia 15 de novembro de 1889, o golpe foi iniciado pela ação do marechal Deodoro da Fonseca.
Paris, França
Dom Pedro de Alcântara não podia governar o Brasil, porque era menor. Foi necessário organizar-se um governo que governasse em nome do imperador. Esse governo chamou-se regência.
Dom Pedro II não podia governar o Brasil quando herdou o trono por ser muito jovem: ele tinha, na época, apenas cinco anos, de modo que, apesar do fato de que era o herdeiro legítimo ao trono que o seu pai havia abdicado, não havia condições de governar efetivamente.
Ele não gostava do emprego de imperador e não queria que a sua filha o sucedesse porque a achava fraca politicamente. Então ele tacou um f**asse e disse que enxergava a sua deposição como a sua aposentadoria. Não faltou quem quisesse reagir. ... Poucas semanas depois, o veterano se aposentou e deixou de atuar na marinha.
Resposta: Dom Pedro II perdeu o apoio dos fazendeiros após a assinatura da Lei Áurea pois libertando os escravos, retirou dos fazendeiros a mão de obra que eles utilizavam para a produção de suas riquezas.
Resposta: Os militares estavam insatisfeitos com o governo imperial pois julgavam que ele era a causa do atraso econômico, científico e social que o país vivia.
Os fazendeiros romperam com Dom Pedro II por conta do não pagamento de indenização logo após a abolição dos escravos em 13 de maio de 1888. Com isso, os fazendeiros se aproximaram do movimento republicano.
A abolição da escravatura se relaciona como fim do Império no Brasil na medida em que fez com que as oligarquias deixassem de apoiar a Monarquia.
Resposta. Explicação: Como a Princesa assinou o Decreto, os Fazendeiros ficaram prejudicados pq não tinham mais Escravos pra fazerem os Serviços em suas Lavouras e Produções, e com isso passaram a Apoiar o Movimento Abolicionista como forma de ''Troco'' ao Império.
Resposta. Resposta: A situação econômica do país piorou, a dívida externa aumentou e houve um grande desgaste político do Império. Novos setores ganharam forças politicamente, como os militares.
5 de dezembro de 1891
De acordo com Pinheiro, as principais mudanças do Brasil pós-proclamação da República foram a separação formal entre a Igreja e o Estado, a secularização dos cemitérios, que passaram a ser administrados pelos municípios, a instituição do ensino laico (desvinculado da educação religiosa) e do casamento civil.
O período da história republicana brasileira, que vai de 1889 a 1930, costuma ser chamado de República Velha. Neste período, decretou-se o fim do voto censitário (baseado em renda), instituindo-se o voto para os brasileiros maiores de 21 anos. Entretanto, foram excluídos analfabetos, padres, soldados e mulheres.