A estabilização segmentar vertebral (ESV) é um método de fortalecimento baseado na conscientização da contração muscular destes músculos específicos. O objetivo desse estudo foi o de descrever os benefícios da ESV na redução da dor e melhora da funcionalidade em pacientes com lombalgia crônica.
A estabilização segmentar é uma técnica de tratamento que trouxe grandes avanços ao campo da Fisioterapia. O foco nos músculos estabilizadores profundos mostrou-se um caminho muito importante na recuperação e melhora das dores com origem na coluna vertebral: lombalgia. lombociatalgia.
Entre as técnicas utilizadas, encontra-se o conceito da estabilização segmentar lombar (ESL), caracterizada por isometria, baixa intensidade e sincronia dos músculos profundos do tronco, com o objetivo de estabilizar a coluna lombar, protegendo sua estrutura do desgaste excessivo8.
A componente muscular é formada por quatro músculos pares: psoas maior, psoas menor, ilíaco e quadrado lombar. Para se palpar o músculo é necessário colocar os dedos acima da crista ilíaca posterior, ao nível do quadril (anca).
Isso resulta em flexão do quadril e aumento da extensão lombar da coluna. -Os músculos que causam esse movimento são os flexores do quadril (Iliopsoas, Reto femoral, Sartório e Tensor da Fáscia Lata) e extensores da coluna.
Nessa região, a curvatura é chamada de lordose cervical. Esse é o segmento de maior mobilidade da coluna vertebral.