Para evitar sua extinção, vêm sendo tomadas algumas medidas como a criação do Comitê de Manejo do Lobo-Guará, em 1990, e a tentativa, bastante complexa, de criar esse animal em cativeiro.
Classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma espécie vulnerável, em uma lista de animais ameaçados de extinção, o lobo-guará é considerado inimigo por muitos proprietários de áreas rurais. Com frequência, o animal é morto a tiros.
O lobo-guará é o maior canídeo brasileiro e tem hábitos alimentares oportunistas. Caça tanto pequenos vertebrados, como roedores, aves e répteis, quanto artrópodes. Em alguns casos, foram encontrados restos de animais de grande porte, como veados-campeiros, nas fezes do lobinho.
Uma ONG pediu para que fossem instalados redutores de velocidade nos trechos asfaltados ao longo da ESEC de Águas Emendadas para diminuir os atropelamentos dos animais.
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), também conhecido como lobo-de-crina, é um mamífero pertencente à Ordem Carnivora e Família Canidae, sendo o maior canídeo da América do Sul. Apresenta uma coloração avermelhada, longas patas finas e longas orelhas. Possui hábito noturno e é onívoro.
O lobo-guará apresenta como padrão, os picos de atividade ao entardecer, noite e amanhecer. No entanto, estudos mostram relação com umidade do ar e temperatura como fatores principais definidores de suas atividades.
Chrysocyon brachyurus
Apesar de não ser considerado em perigo de extinção pela IUCN, todos os países em que ele ocorre o classificam em algum grau de ameaça, apesar de não se saber a real situação das populações. Estima-se que existam cerca de 23 mil animais na natureza, sendo um animal popular em todos os zoológicos.
O lobo-guará, também conhecido como lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará e aguaraçu, é o maior canídeo da América do Sul. Esse mamífero destaca-se por seus membros longos e finos e pela coloração dos seus pelos, que são laranja-avermelhados em grande parte do seu corpo.
Macho: 23 kgAdulto
No Brasil, a maior população de lobos-guarás está no Cerrado, com cerca de de 14 mil indivíduos. Contudo, o canídeo está ameaçado sobretudo pela perda de habitat e atropelamentos. O Chrysocyon brachyurus, conhecido popularmente como lobo-guará, vai estar ainda mais presente na vida dos brasileiros a partir de 2020.
O lobo-guará é uma das espécies que aparece constantemente na lista de vulnerável do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Isso quer dizer, portanto, que ele está ameaçado de extinção. Um dos motivos é o desmatamento das áreas em que a espécie vive e a expansão urbana para essas regiões.
Em geral, os lobos são inteligentes, velozes e estrategistas no momento da caça, sendo reconhecidos como excelentes predadores. Eles também são animais territorialistas e disputam o poder do espaço com grupos rivais. É comum a delimitação das fronteiras entre os grupos com fezes e urina.
50 – 60 km/hcorrendo