A espermiogénese ou espermiogênese é a etapa final da espermatogénese, responsável pela maturação dos espermatídeos em espermatozóides maturos, e dotados de motilidade. O espermatídeo é uma célula de formato mais ou menos circular, contendo um núcleo, complexo de Golgi, centríolo e mitocôndrias.
O acrossomo é uma estrutura presente na cabeça dos espermatozóides. É composta por uma bolsa que contém enzimas digestivas. O acrossomo possui função de auxiliar na penetração do espermatozóide no óvulo, através da ação dessas enzimas.
O acrossomo é um grande grânulo secretório que rodeia e recobre a borda anterior do núcleo. Origina-se do Complexo de Golgi da espermátida e contém as enzimas necessárias para fazer com que o espermatozóide penetre ou se fusione com a membrana plasmática do óvulo para realizar a fecundação.
Na parte superior da cabeça há o acrossoma, oriundo da junção de vesículas do aparelho de Golgi e que consiste em uma bolsa cheia de enzimas com a função de facilitar a penetração do espermatozoide no óvulo durante a fecundação.
Em mamíferos placentários a acrossoma contém enzimas digestivas(incluindo a hialuronidase e a acrosina). Estas enzimas decompõem a membrana externa do ovócito, a chamada zona pelúcida, permitindo que o núcleo haplóide da célula do espermatozóide se junte ao núcleo haplóide do ovócito.