Em anatomia, as aurículas ou átrios são duas cavidades do coração, localizadas uma em cada lado acima dos ventrículos, dos quais são separadas por válvulas cardíacas. São constituídas por tecido muscular estriado cardíaco.
Do ÁTRIO DIREITO o sangue passa para o VENTÍCULO DIREITO através de uma válvula chamada TRICÚSPIDE. O ÁTRIO ESQUERDO recebe o sangue proveniente dos pulmões, após a oxigenação. O sangue chega ao átrio através de quatro VEIAS PULMONARES, duas direitas e duas esquerdas.
A função da aurícula e do ventrículo direitos é arrastar o sangue para os pulmões, onde se liberta o dióxido de carbono e se fornece de oxigênio.
A válvula atrioventricular direita possui três cúspides, sendo chamada, portanto, de valva tricúspide. E a válvula atrioventricular esquerda possui duas cúspides, sendo conhecida como bicúspide ou mitral. Essas válvulas controlam a passagem do sangue dos átrios para os ventrículos.
Também designada sigmoide, é uma válvula que se encontra na base das artéria aorta e artéria pulmonar e impede que o sangue volte ao coração.
As válvulas cardíaca estão localizadas nas saídas das quatro cavidades cardíacas, onde cumprem a função de impedir que o sangue flua na direção oposta, o que é alcançado mantendo o fluxo sanguíneo isolado por um momento.
A insuficiência mitral, também chamada de regurgitação mitral, acontece quando existe um defeito na válvula mitral, que é uma estrutura do coração que separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo.
(Insuficiência tricúspide) Regurgitação tricúspide (RT) é a insuficiência da valva tricúspide, que provoca fluxo sanguíneo do ventrículo direito para AD durante a sístole. A causa mais comum é a dilatação do ventrículo direito.
A regurgitação tricúspide é o refluxo de sangue pela válvula tricúspide cada vez que o ventrículo direito se contrai. A regurgitação tricúspide é causada por distúrbios que provocam o crescimento do ventrículo direito. Os sintomas são indefinidos, como fraqueza e fadiga.
A insuficiência ou regurgitação pulmonar (RP) é a incompetência da valva pulmonar que provoca fluxo sanguíneo da artéria pulmonar para o ventrículo direito durante a diástole. A causa mais comum é a hipertensão pulmonar. A RP é geralmente assintomática. Os sinais incluem sopro diastólico em decrescendo.
Principais sintomas