Os fatores de risco para o desenvolvimento das DCNTs vêm sendo classificados como modificáveis ou não modificáveis. Entre os fatores modificáveis, estão a hipertensão arterial, a ingestão de álcool em grandes quantidades, o diabetes mellitus, o tabagismo, o sedentarismo, o estresse, a obesidade e o colesterol elevado.
Conheça os 10 maiores fatores de risco para doenças
Alimentação inadequada, obesidade, uso de álcool, cigarro e outras drogas, sedentarismo e falta de descanso são os principais fatores que levam ao desenvolvimento dessas patologias.
Doenças e Agravos não Transmissíveis – DANT Doenças e agravos não transmissíveis (DANT) são doenças ou agravos cuja etiologia não está diretamente relacionada a um agente biológico, mas a múltiplas causas de origem física, social, econômica e ambiental.
3 - O nanismo é um termo usado para situações de baixa estatura grave. Manifesta-se principalmente a partir dos dois anos de idade, impedindo o crescimento e desenvolvimento durante a infância e adolescência.
A acondroplasia é uma síndrome genética em que há um retardo desproporcional do crescimento. Em geral, a pessoa com este problema tem a cabeça mais larga, os membros mais curtos e o tronco dentro das proporções normais.
Entre os fatores que causam mais danos ao crescimento estão a diminuição das horas de sono, isto mesmo, dormir pouco diminui o crescimento. Em fase de crescimento a criança e o adolescente necessitam de no mínimo 10 horas de sono, sendo o ideal 12 horas. Outro fator é o exagero em exercícios de impacto e musculação.