Criticismo representa em filosofia a posição metodológica própria de Immanuel Kant. Caracteriza-se por considerar que as análises críticas da possibilidade, da origem, do valor, das leis e dos limites do conhecimento racional constituem-se no ponto de partida da reflexão filosófica.
Kant - teoria do conhecimento - A síntese entre racionalismo e empirismo. O filósofo alemão Immanue Kant responde à questão de como é possível o conhecimento afirmando o papel constitutivo de mundo pelo sujeito transcendental, isto é, o sujeito que possui as condições de possibilidade da experiência.
Kant foi um filósofo prussiano considerado como o principal filósofo da era moderna. Desenvolveu uma síntese sobre o racionalismo continental. ... Dessa forma, as ideias se voltavam para a necessidade de explicar que, para os racionalistas cartesianos, o conhecimento vinha por meio da razão.
A autodeterminação do ser humano que desponta de sua "Crítica da Razão Pura" abriu espaço à modernidade. ... Se há um livro que marcou época, foi Crítica da Razão Pura, que Immanuel Kant publicou aos 57 anos, em 1781, quando já era catedrático em Königsberg.
Principais Ideias de Kant Kant revela que o espírito ou razão, modela e coordena as sensações, das quais as impressões dos sentidos externos são apenas matéria prima para o conhecimento. O julgamento estético e teleológico unem nossos julgamentos morais e empíricos, de modo à unificar o seu sistema.
A ética kantiana afirma que o que deve guiar as ações do homem é a razão, ela deve ser universal independentemente da cultura que o indivíduo insere-se. ... Quando agimos objetivamos a realização da própria ação sem ganhar nada em troca, essa seria uma ação ética – agir por dever.
O conceito de dignidade, segundo a Fundamentação da Metafísica dos Costumes, está relacionado com uma questão de valor, pois, dignidade para Kant vai ser algo que não tem um preço, algo que não pode ser negociado ou trocado por outra coisa, mas, dignidade é um valor que algo tem em si mesmo.
Note-se que, também para Kant, o homem é compreendido como uma criatura cuja singularidade está exatamente na capacidade de criar para si mesmo o seu caráter. Entende-se por caráter aquilo que constitui o homem enquanto tal, suas características distintivas e que são determinantes para a forma como age e vive.
Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida. Trabalha como se vivesses para sempre. É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta. ...
– Segundo este princípio, o homem é fim tanto para si mesmo como pra os demais, e não é suficiente que ele não esteja autorizado a usar-se a si mesmo como meio nem a usar como tal os demais (pois que, nesse caso, poderia também ser indiferente em relação a eles), constituindo, ao invés, em si mesmo um dever do homem ...
RESUMO: A pessoa humana concebida como “um fim em si mesma” é um conceito moderno que deflui diretamente dos direitos humanos e encontra sua validade no princípio da dignidade da pessoa humana. Traz agregada em si uma extensa carga valorativa perceptível nas mudanças históricas e éticas da sociedade atual.
Tratar a humanidade como um fim em si implica do dever de favorecer, tanto quanto possível, o fim de outrem. Pois, sendo o sujeito um fim em si mesmo, é preciso que os fins de outrem sejam por mim considerados também como meus.
É considerada um valor essencial do ser humano, que representa o respeito que todos devem ter uns pelos outros. Na Constituição Federal do Brasil é citado o Princípio da dignidade da pessoa humana, que diz que todo indivíduo é dotado desse direito, de ser tratado com respeito.