O litoral da região Sudeste é recortado de cabos, baías e ilhas. Aparecem também belas praias. Os rios da bacia do São Francisco e da bacia do Paraná banham essa região. ... O cerrado, a caatinga, os campos e a vegetação litorânea são encontrados nessa região.
Litoral do Sudeste – é a faixa litorânea do Brasil que vai do Recôncavo Baiano à divisa entre os estados de São Paulo e Paraná. Algumas das praias do Litoral Sudeste são: Barra da Tijuca, Copacabana e Ipanema (Rio de Janeiro), Bertioga, Santos, Caraguatatuba (São Paulo), da Costa, Bacutia, do Morro (Espírito Santo).
As principais bacias hidrográficas desta região são as dos rios Doce e Paraíba do Sul. Outras bacias inseridas na região do Atlântico Sudeste são as dos rios São Mateus, Itapemirim, Itabapoana e Ribeira de Iguape.
O Sudeste possui vários rios importantes, como o Rio Tietê, Rio Paraíba do Sul, Rio Paraná, Rio Doce, além da nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Esses rios são muito aproveitados para a produção de energia elétrica.
Os principais rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Atlântico Sul são:
O início desse trecho fica localizado na divisa entre os estados de Rio de Janeiro e São Paulo. Ela se divide em dez outras sub-bacias e os seus rios mais importantes são: bacia do Arroio Chuí, Itajaí, Jacuí, Jaguarão, Mampituba, Ribeira do Iguape e outros.
Bacias hidrográficas do Brasil
O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.
As Regiões Hidrográficas
Para facilitar a administração dos recursos hídricos, o governo identificou 12 regiões hidrográficas, sendo que sete delas são formadas pela bacia de um rio principal (Amazonas, Araguaia-Tocantins, Parnaíba, São Francisco, Paraná, Paraguai e Uruguai) e as outras cinco por um grupo de bacias menores.
Amazônica
Portanto, a região Norte, que concentra menos de 7% da população, possui cerca de 68% das reservas hídricas do país, enquanto o Sudeste e o Nordeste, regiões mais populosas, apresentam apenas 6% e 3% das reservas, respectivamente.
A região Nordeste é a região mais árida do país, por isso tem menor disponibilidade de água doce.
Apesar de ter 13,5% das reservas mundiais de água doce, a maior disponibilidade de água está no Norte, região com a menor concentração populacional do país.
Mais de 73% dos recursos hídricos do país estão na bacia do rio Amazonas. No entanto, o índice de atendimento da rede de abastecimento de água na Região Norte é o menor do país: 57%. A média brasileira é de mais de 83%. No Amapá, a água chega a menos de 40% das casas.