Como Fazer Medicina Legal?

Como fazer medicina legal

Você sabe o que é Medicina Legal? Em meio às diversas especialidades da área, acredite, essa é uma das mais antigas. Afinal, é diante de suas constatações que se torna possível saber se um fato pode ser considerado crime. Uma responsabilidade e tanto para o profissional, não é mesmo?

Curiosidade: em 2011, o Conselho Federal de Medicina (CFM) decidiu que essa área seria chamada de Medicina Legal e Perícias Médicas.

Notícias

A remuneração do Médico Legista varia bastante e depende de sua área de atuação. Porém, de forma geral, é possível chegar à média de 6 a 10 mil reais. Mas esse valor não fica estagnado por muito tempo, se o profissional se dedicar.

A fim te ajudar nesse processo, a Sanar, instituição referência no assunto, que já aprovou mais de 10 mil alunos em diversas especialidades no Brasil, te oferece um curso de R1 com tudo que você precisa.

Mercado de Trabalho

<strong>Mercado de Trabalho</strong>

É, ainda, considerada como uma ciência transdisciplinar e interinstitucional. Sendo assim, além de solucionar questões complexas, tem um posicionamento privilegiado por trabalhar junto às áreas biológicas, sociais e de assistência médica.

Porém, os ganhos podem ser ainda maiores, dependendo da esfera do concurso (Municipal, Estadual ou Federal) e cargos alcançados. Veja alguns exemplos:

A carreira do profissional

Precisa de uma ajuda nessa missão? Então aproveite que está aqui e confira o conteúdo que preparamos a seguir, para esclarecer de vez todas as suas dúvidas e descobrir se realmente essa especialidade é para você!

O perito louvado, por sua vez, é escolhido pelo próprio magistrado. Sendo assim, não precisa fazer concurso, mas a escolha é feita porque ele provavelmente tem algum conhecimento bastante específico que terá papel essencial na definição de uma pena.

Entendeu o que é Medicina Legal?

<strong>Entendeu o que é Medicina Legal?</strong>

A média salarial do Médico Legista varia, porém, os ganhos podem ser considerados significativos. Após a especialização, o profissional ganha em média entre 6 e 10 mil reais. Com o passar do tempo, da experiência e dependendo do cargo ocupado, esses limites podem superar a margem de 20 mil reais.

Por exemplo, se uma morte é investigada, é preciso determinar se estamos diante de um homicídio, suicídio, acidente ou morte natural. Se for constatado o acidente, ainda que tenha sido provocado por alguém, as penas aplicáveis serão muitos mais leves ou até suspensas, uma vez que não houve a mínima intenção de matar. 

Um ponto importante a ser ressaltado é que a área Legal faz parte das profissões do futuro da Medicina. Para ter mais precisão nos resultados do exame, os médicos utilizam as mais diversas tecnologias e atuam com técnicas e procedimentos modernos. Afinal, um erro pode prejudicar uma pessoa inocente, não é mesmo?

Orientação profissional: saiba agora o que é e muito mais!

Por exemplo, é de responsabilidade do médico fazer exames corporais, testes de paternidade e exames toxicológicos, além de testes psiquiátricos. Por isso, anda lado a lado com subespecialidades como Psiquiatria Forense e Traumatologia Forense.

No Brasil, a Medicina Legal teve como principais ícones médicos como Raimundo Nina Rodrigues, Afrânio Peixoto e Oscar Freire. 

Cursos do SUS sobre Saúde Mental capacitam médicos para atendimentos

Outra vertente de atuação é trabalhar como servidor da Justiça do país como perito oficial ou louvado. O primeiro cargo é assumido quando se presta concurso público. Inclui peritos criminais, que ficam no Instituto de Criminalística (IC), legistas, que são aqueles do IML, e médicos peritos do INSS, que desempenham atividades no próprio instituto.

COÊLHO, Bruna Fernandes. Histórico da Medicina Legal no Brasil. Revistas Unifacs, [s. l.], 2011. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/redu/article/viewFile/1505/1188. Acesso em: 4 abr. 2023.

A Medicina Legal, assim como outros segmentos da Medicina, também conta com especializações secundárias nas quais você pode focar sua carreira, aperfeiçoando conhecimento teórico e técnico, e se tornar um profissional ainda mais gabaritado.

Cursos de humanas bem remunerados: saiba agora quais são!

A partir disso, os profissionais de Direito Penal são capazes de apresentar provas técnicas, que são de suma importância para a solução de crimes. E, assim, conseguem aplicar a pena de acordo com o caso ou a intenção do indivíduo que causou a morte.

Além de você ter acesso à uma plataforma com diversos resumos, vídeos aulas e questões comentadas, você ainda tem atendimento especializado, a fim de estabelecer um plano de estudo de acordo com seus objetivos, necessidades e dificuldades. Clique na imagem abaixo e experimente nosso curso de residência médica por 10 dias gratuitos!

O primeiro passo nessa carreira é prestar o vestibular de Medicina. Escolha uma faculdade de alto nível –– é o caso da Pitágoras, que forma médicos há mais de 20 anos

Qual a diferença entre peritos e médicos legistas?

Os legistas trabalham no Instituto Médico Legal (IML), os peritos criminais no Instituto de Criminalística (IC) e os peritos do INSS realizam suas perícias, principalmente, no próprio instituto. Já o perito louvado é escolhido pelo magistrado sem necessidade de concurso.

Qual a diferença entre perito criminal e investigador forense?

O investigador forense ou perito criminal é o profissional responsável por analisar e desvendar pistas deixadas em cenas de crimes, acidentes ou até mesmo em documentos.

Qual o salário de um investigador criminal?

No cargo de Perito Criminal se inicia ganhando R$ 6.

O que precisa fazer para ser investigador criminal?

Ser um perito criminal, tanto civil quanto federal, exige um diploma universitário e a aprovação em um concurso público. Quanto ao diploma, ele pode ser de várias áreas, dependendo da área da perícia em que você deseja trabalhar.