Aneurismas (CID 10 - I71) são dilatações que surgem nas paredes de um vaso sanguíneo, geralmente artéria e em qualquer parte do corpo. Essa dilatação é causada por inúmeros fatores de risco, como doença aterosclerótica, hipertensão arterial, fatores genéticos.
O aneurisma cerebral é uma dilatação, espécie de “bolha”, na parede de um vaso sanguíneo do cérebro (artéria intracraniana). A maioria dos aneurismas apresenta aspecto sacular (“berry aneurysms”) e são divididos em três grupos de acordo com o seu tamanho: pequenos (< 10 mm), grandes (10 a 25 mm) e gigantes (>25 mm).
Portanto o especialista indicado para a avaliação e tratamento de aneurismas em qualquer lugar do organismo, que não no cérebro, é o cirurgião vascular.
Na consulta médica Especialistas que podem diagnosticar um aneurisma da aorta abdominal são: Angiologista. Cirurgião Vascular. Clínico Geral.
A angiologia é a vertente da Medicina que se especializou no estudo das veias, artérias e do sistema linfático que compõe o corpo humano.
Mais especificamente, os vasos linfáticos e os vasos sanguíneos (artérias e veias). O angiologista, médico formado nessa especialidade, geralmente é procurado para o tratamento de varizes, ou seja, veias dilatadas que ocorrem com mais frequência nos membros inferiores.
No Brasil, atuando juntamente com a cirurgia vascular, o angiologista tem a responsabilidade de estudar e diagnosticar as doenças vasculares que possuem tratamento clínico, ou seja, sem cirurgias e o cirurgião vascular corrige as doenças por meio cirúrgico.
O especialista em angiologia utiliza uma grande gama de métodos e técnicas de diagnóstico para tratamento das patologias. Dentre eles estão o eco doppler, a angiografia, fluxometria ultrassônica, laser doppler, capilaroscopia e esteira ergométrica.
O cirurgião vascular, ou angiologista cuida dos problemas envolvendo os vasos sanguíneos das pernas, braços, tronco e pescoço. Ele trata problemas nas artérias, como aneurisma de aorta, estenose das carótidas, doença arterial obstrutiva; e também problemas nas veias como teleangectasias (vasinhos), varizes e trombose.