A diverticulose caracteriza-se pela presença de uma ou mais bolsas com formato de balão (divertículos), geralmente no intestino grosso (cólon). Acredita-se que a formação dos divertículos se deve a espasmos na camada muscular do intestino.
Significado de Dolicocólon substantivo masculino [Medicina] Extensão do segmento de cólon que se apresenta de maneira incomum. Etimologia (origem da palavra dolicocólon). Do grego dolikhos + cólon.
O tratamento para diverticulite aguda é feito com dieta líquida ou jejum, além de uso de antibióticos, como Metronidazol e Ciprofloxacino, para diminuir a inflamação e a infecção no intestino grosso.
Caso o paciente apresente dor na doença diverticular não complicada, o médico pode receitar analgésicos, antiespasmódicos e antiflatulentos e, em alguns casos, antiinflamatórios específicos para o trato digestivo (Sulfasalazina e derivados).
Bom a diverticulite é um processo inflamatório no intestino. A dieta deverá ser individualizada sem alimentos gordurosos e fermentativos. Na crise aguda não se deve consumir nada cru. Os legumes que pode colocar em sopa são cenoura,chuchu,abobora moranga,abobrinha,palmito,tubérculos como batata,mandioca,batata doce.
Durante a crise devem ser evitadas frutas com casca, vegetais crus, carnes vermelhas, alimentos que provocam gases, leite, ovos, refrigerantes, comidas prontas, comidas congeladas e feijão. Além disso, a dieta deve ser baixa em gordura, evitando o consumo de frituras, embutidos, molhos e queijos amarelos.
Xô, intestino preso Fontes de fibra insolúvel: grãos (feijão, grão de bico, soja, lentilha), cereais integrais (arroz, centeio, trigo e farelos), vegetais e talos de vegetais (brócolis, couve-flor), verduras folhosas, cascas e bagaços de frutas.
São eles: pães e biscoitos integrais, arroz integral, feijão, ervilha, germe e farelo de trigo (1colher de sopa por dia), verduras folhosas em geral, frutas (como ameixa, mamão, abacate, laranja, pêra), legumes (como cenoura, tomate, berinjela, beterraba, quiabo, rabanete, jiló, vagem e chuchu).
Evite o uso freqüente de laxantes que provocam contrações intestinais. Sempre consulte o seu médico sobre estes medicamentos. Faça exercícios com regularidade. Evite anti-inflamatórios, cigarro e bebida alcoólica.