Aristóteles - Filosofia. Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. ... Trata Aristóteles os problemas lógicos e gnosiológicos no conjunto daqueles escritos que tomaram mais tarde o nome de Órganon.
Foi um período de cultura cosmopolita, de mudanças nas artes, na cultura, na tecnologia e na política do Brasil, entre 1870 e fevereiro de 1922 — fins do Império até a Semana de Arte Moderna.
A Belle Époque no Brasil teve início em 1889, com a proclamação da República, e foi até 1922, encerrando-se com a semana de Arte Moderna em São Paulo. Assim como na Europa, foi um período de intenso desenvolvimento tecnológico, arquitetônico e urbano.
1871 – 1914
A Paz Armada foi a expressão usada para descrever um período da História política da Europa, que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, onde havia uma intensa corrida armamentista, quando o bloco da Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro- Húngaro e Itália e a Tríplice Entente, formada pela Rússia, França ...
Avião. Destaca-se ainda que foi nesse período de progresso material que ocorreu a popularização do automóvel nas cidades europeias. Inclusive, o modelo do carro Ford T, fabricado nos Estados Unidos, revolucionou a indústria automobilística no mundo.
A principal inspiração para os artistas foi o movimento social e estético inglês Arts and Crafts. Entre outras características, o estilo valorizava o artesanato e trabalhos manuais, aproximando-o das belas-artes. O período em que o Art Nouveau ficou muito em voga é conhecido como Belle Époque.
O art nouveau (arte nova) foi um movimento que surgiu na Europa, entre 1890 e 1910. Mesmo os pintores mais estreitamente relacionados com o estilo, Toulouse-Lautrec, Pierre Bonnard e Gustav Klimt, por exemplo, criaram cartazes e objetos de decoração. ...
Art Nouveau também era o estilo de indivíduos distintos como Gustav Klimt, Charles Rennie Mackintosh, Alfons Mucha, René Lalique, Antoni Gaudí e Louis Comfort Tiffany, cada um dos quais interpretou o art nouveau de sua própria maneira.