O plural geralmente é indicado pela desinência -s. Algumas palavras terminadas com s, todavia, formam plural com o acréscimo de -es. Exemplos: meses, países, portugueses. Assim, muitas vezes, a ausência do -s indica o singular; é o que chamamos de desinência zero.
Desinência Modo Temporal - são as desinências que indicam o modo e o tempo do verbo. Exemplos: falava (-va): desinência que indica o pretérito imperfeito do indicativo. falasse (-sse): desinência que indica o pretérito imperfeito do subjuntivo.
As desinências modo-temporais indicam o modo e o tempo dos verbos. Desinências modo-temporais do indicativo: Pretérito perfeito: -ra- apenas para a 3. ... Pretérito imperfeito: -va- para a os verbos da 1.
É a vogal que torna possível a ligação entre o radical e a desinência. R: desinência de infinitivo. A junção do radical cant- com a desinência –r no português é impossível, é a vogal temática “a” que torna possível essa ligação.
Simplificar; tornar um processo de produção mais eficaz e menos dispendioso: racionalizou a agricultura. Organizar seguindo cálculos ou raciocínios: racionalizar a alimentação. Tentar explicar racionalmente: racionalizava os sentimentos.
Portanto, uma racionalização administrativa é “o estudo das causas e soluções dos problemas administrativos, abrangendo a responsabilidade básica de planejar e aperfeiçoar os processos, os métodos e a estrutura organizacional”.
Significado de Desolado adjetivo Solitário, triste, aflito; que foi alvo de desolação; que se encontra em estado de desamparo ou de aflição: os sobreviventes estavam desolados. Diz-se do lugar desabitado; despovoado ou desértico. Etimologia (origem da palavra desolado).