DBP: maior distância entre os limites externos dos ossos parietais a 90o em relação ao DOF. Circunferência Abdominal: Calculada a partir das medidas dos diâmetros abdominais ântero-posterior (DAAP) e transverso (DAT);
A biometria fetal é um parâmetro analisado na primeira e segunda ecografia da gravidez, na qual é possível avaliar as medidas da cabeça, do corpo e do osso da coxa com vista a verificar se o seu desenvolvimento do bebé está a decorrer dentro da normalidade.
A circunferência reflete melhor o volume cefálico e é menos dependente do formato da cabeça do que a medida do diâmetro biparietal33. Muitos autores têm demonstrado que a circunferência cefálica é um dos parâmetros individuais mais confiáveis para a estimativa da idade gestacional6,34,35.
APRESENTAÇÃO: é a região fetal que se encontra mais próxima da bacia materna (parte do corpo que irá nascer primeiro). Por exemplo, chamamos de APRESENTAÇÃO CEFÁLICA quando o feto está com a cabeça para baixo e APRESENTAÇÃO PÉLVICA quando o feto está com a cabeça para cima e portanto irá nascer de nádegas.
Entre a 32ª e 34ª semanas de gravidez, o bebê assume a posição final, preparando-se para o parto. O mais comum é que fique de cabeça para baixo, encaixado na pelve da mãe. Dois terços das crianças ficam com as costas para o lado esquerdo do abdômen materno, tornando sua superfície mais lisa e rígida.