A finalidade da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio admi- nistrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patri- moniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desen- volvidas pela entidade para alcançar seus fins.
Além de questões legais, a contabilidade financeira tem o objetivo de prezar pela análise dos dados anteriores do negócio, incluindo o seu histórico financeiro. ... A contabilidade financeira também tem como objetivo estudar o patrimônio das organizações, sendo conceituada como fundamental na linguagem de negócios.
A contabilidade tem como principal objetivo o fornecimento de informações aos seus diferentes tipos de usuários, sendo essas de natureza econômica, financeira e física do patrimônio e suas mutações. ... Utilizada para explicar o processo de formação do resultado, os quais alteram o valor do Patrimônio Líquido.
Dentro da Contabilidade, a função do balancete de verificação é verificar se o Método das Partidas Dobradas está sendo verificado pela empresa. O Método das Partidas Dobradas, também conhecido como Método Veneziano, determina que para cada débito haja um crédito correspondente no mesmo valor.
Basicamente, o balancete de verificação é um demonstrativo dos saldos de todas contas que são movimentadas pela empresa. É bastante utilizado pelo pessoal da contabilidade para verificar se os lançamentos contábeis de um certo período estão corretos.
O balancete de verificação é um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos (saldos de débito/saldos devedores e saldos de crédito/saldos credores).
Para realizar a análise do balancete, é fundamental entender tanto sua estrutura quanto o que cada linha do documento informa. Em suma, é possível apresentar os saldos iniciais da conta com seus respectivos movimentos (que podem ser débitos ou créditos).
Quais são os tipos de balancete?
O balancete de verificação é uma relação (ordenada) dos saldos das contas do RAZÃO. Deve apresentar uma coluna para os saldos devedores e outra, para os saldos credores. Existem basicamente 4 tipos de balancete, podendo ser de 2 colunas, 4 colunas, 6 ou até mesmo 8 colunas.
A montagem do Balancete de Verificação é feito em colunas que incluem os nomes de cada conta, o total de operações a débito e a credito e os saldos de cada uma delas. O saldos podem ser os anteriores e os atuais, depois dos movimentos.
No exemplo que se apresenta a seguir, nota-se que o Balancete possui quatro colunas: duas reservadas para o movimento (débito e crédito) e duas reservadas para o saldo (devedor ou credor).