Esporte de origem africana A capoeira é um tipo de luta que teve origem no Brasil a partir do século XVI. De grande expressividade para a cultura brasileira, tem como principais características a defesa pessoal, além de movimentos corporais bem ágeis. Nesse esporte, os praticantes exercitam bastante os pés e a cabeça.
A capoeira contemporânea surgiu durante a década de 1970, com uma mistura dos dois estilos anteriores. Aqui podem ser vistos elementos característicos da angola como as acrobacias e a teatralidade, bem como elementos da regional, como uma maior agilidade e precisão de movimentos.
Vicente Ferreira Pastinha
A capoeira Regional é o estilo contemporâneo de capoeira. Ela possui atributos de outras artes-marciais em sua prática. Esse estilo foi criado pelo Mestre Bimba e difundiu-se rapidamente pelo mundo.
Os berimbaus são acionados pelos mestres capoeiras Rafael Alves França (Cobrinha Verde), Waldemar da Paixão (Waldemar), Washington Bruno da Silva (Canjiquinha), José Gabriel Góes (Gato), João Pereira dos Santos (João Pequeno) e João Oliveira dos Santos (João Grande), os quais foram reunidos juntamente com seus ...
É uma luta criada no Brasil por negros trazidos da África – a partir do século XVI – para trabalharem como escravos, principalmente nas lavouras de cana-de-açúcar. A maior parte deles veio de Angola, país que também era colônia de Portugal. Várias referências a esse país podem ser escutadas nas músicas de capoeira.
Há diferentes estilos de capoeira praticadas.
Os dois principais tipos de capoeira são Angola e Regional. A Angola é o estilo original praticado pelos escravos. Essa maneira de jogar capoeira é caracterizada por ser mais lenta, composta de movimentos furtivos e executados de modo rasteiro. O componente básico desse estilo é a malícia.
Golpes traumatizantes
Consiste em colocar as mãos no chão e depois os pés para o alto, e termina-lo em pé.
É um chute de cobertura giratório aplicada com o tronco ereto. O giro dado no golpe funciona como esquiva. Aplica-se estando em pé, e consiste em firmar-se com um pé no chão e com a outra perna livre, fazendo um movimento de rotação, varrendo na horizontal, atingindo o adversário com a parte lateral externa do pé.
Movimentos da capoeira Armada: é o chute com o lado externo do pé, em que o corpo dá um giro de 360 graus por trás. Aú: é o movimento de deslocamento também conhecido como "estrela". Serve como esquiva contra golpes de rasteira. Benção: é o chute frontal no qual se atinge o adversário com a sola do pé.