EQST

O Que Calcificaço Pulpar?

O que é calcificação pulpar?

Introdução: A calcificação pulpar distrófica (CPD) define-se como uma resposta pulpar ao trauma caraterizada pela deposição de tecido duro no espaço pulpar.

Como remover Nodulo pulpar?

Remoção de Nódulos Pulpares Passo a Passo

  1. Depois de acessar a câmara pulpar usando o instrumento de alta rotação, coloque a inserto ultrassônico em contato direto com o nódulo pulpar.
  2. Inicie a remoção usando movimentos diretos e contínuos sobre o nódulo pulpar (procedimento seco – não irrigar).

O que é nódulo pulpar no dente?

Resumo: Os nódulos pulpares são estruturas mineralizadas que se formam no interior da polpa de dentes permanentes e decíduos, em diversas situações clínicas. A formação dessas estruturas pode inviabilizar o tratamento endodôntico.

O que é cálculo pulpar?

Os cálculos pulpares podem existir livremente dentro do tecido pulpar, rodeados por tecido conjuntivo, sendo mais comumente encontrados ou estar aderidos a dentina presos à parede pulpar na região apical. Também podem ser classificados morfologicamente como verdadeiros ou falsos.

Qual o aspecto radiográfico de um nódulo pulpar?

O tipo mais comum de calcificação da polpa dental é o nódulo pulpar, mostra-se radiograficamente como uma radiopacidade/hiperdensidade no interior da câmara pulpar e/ou conduto radicular.

Qual o aspecto radiográfico de um nódulo pulpar *?

Aspecto radiográfico apresenta ausência da câmara pulpar e conduto radicular. Pode ser acompanhado de traços de fratura radicular e coronária ou de reabsorções externas. ANQUILOSE: União do cemento ao osso alveolar devido à ruptura do ligamento periodontal. Observa-se a ausência do espaço periodontal.

Qual a estrutura do órgão dentário que proporciona a formação de uma imagem Radiolúcida?

Aspecto radiográfico: O tecido pulpar não oferece resistência à passagem dos raios-x, portanto, a câmara pulpar e o canal radicular constituem áreas bem radiolúcidas de formatos variados, dependendo de cada dente observado.

Qual o aspecto radiográfico de uma reabsorção radicular interna *?

Radiograficamente, apresenta-se como uma área radiolúcida, simétrica, com margens nítidas, regulares e bem definidas, de formato arrredondado ou oval, variando no tamanho e na localização11. Na área da reabsorção o canal radicular perde seu contorno original14; podem ser encontradas formas ovais e assimétricas.

O que é rarefação óssea periapical?

Quando um exame e consequentemente o laudo do exame mostra que há uma rarefação óssea periapical, significa que tem uma reabsorção óssea ao redor da ponta da raiz. Essa reabsorção normalmente ocorre como resposta à um processo infeccioso.

O que é uma lesão periapical?

A Lesão periapical, é uma lesão que ocorre nesses tecidos que envolvem e se relacionam diretamente com o ápice dentário, danificando o tecido e vasos presente nessa região.

O que é uma periapical?

A radiografia periapical ou RX periapical é um exame que serve para visualizar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raiz), assim como as estruturas anatómicas vizinhas, ou seja, que estão ao redor dos dentes.

O que é um cisto periapical?

O cisto periapical, também conhecido como cisto radicular, está relacionado ao epitélio do ápice de um dente com necrose pulpar que presumivelmente pode ser estimulado pela inflamação (DEXTER et al., 2011; PEREIRA, 2013).

Como tratar cisto periapical?

O tratamento cirúrgico dos cistos pode ser realizado através de enucleação, marsupialização, enucleação após marsupialização e enucleação com curetagem 24.

Como tratar lesão periapical?

Tratamento: Tratamento do canal radicular e em seguida realizar a proservação. Se ocorrer regreção da lesão, a cura foi obtida, caso contrário, realiza-se cirurgia apical para a remoção do cisto.

Quais são as principais características clínicas do granuloma dental?

Quando inicia-se um quadro agudo, sintomas dessa fase estarão presentes, como: extrusão dental, dor, elevação da mobilidade do dente, sensibilidade à percussão e alteração da mucosa periapical.

Quais os aspectos radiográficos do granuloma dental?

Em exames de imagens, o granuloma periapical apresenta-se radiolúcido na região apical do dente, podendo apresentar também um halo radiopaco, sendo ele descontínuo. Sua radiolucidez é baixa, de forma oval ou circular, podendo ser aproximadamente 5 mm em seu maior eixo.

Quais são as possíveis causas de um granuloma periapical?

O granuloma periapical é uma massa de tecido inflamatório encontrada no ápice de um dente desvitalizado, em resposta à presença de bactérias ou de seus produtos tóxicos no canal radicular e/ou tecidos apicais.

Qual a diferença entre abscesso e granuloma?

Radiograficamente, o granuloma pode ser confundido com abscesso periapical crônico, displasia fibrosa periapical, cisto periapical ou cavidade anatômica. Quando o abscesso periapical crônico está em fase de transição para granuloma, apresenta limites pouco definidos lembrando o próprio granuloma.

Como se forma granuloma?

Por que um granuloma se forma? O granuloma é uma reação inflamatória e se forma com o objetivo de conter o agente agressor, uma vez que não consegue eliminá-lo. Com isso, inúmeras células são recrutadas para o local onde o agente agressor está.

O que é inflamação patologia?

Conceito: A inflamação é uma resposta defensiva local, frente a ação de agentes lesivos, caracterizada por uma sequência de fênomenos irritativos, vasculares, exudativos, degenerativos necróticos e produtivos reparativos acompanhados ou não por reação geral do organismo.

Como funciona o processo de inflamação?

A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.