Para tratar a boqueira e não contaminar outras pessoas pode ser necessário aplicar uma pomada cicatrizante como a base de triancinolona ou usar um remédio antifúngicos recomendado pelo médico ou dentista, como Fluconazol, por exemplo, durante cerca de uma semana.
Além disso, deve-se evitar comer alimentos ácidos, como vinagre ou pimenta para não irritar a boca e evitar o contato com saliva para não contaminar os outros, sendo que a cura demora geralmente entre 1 a 3 semanas.
Para isso, o médico pode recomendar a aplicação de um creme ou pomada com miconazol, nistatina (Daktarin) ou clotrimazol (Canesten), 2 a 3 vezes ao dia, o uso de uma suspensão oral com nistatina (Canditrat) ou mesmo a ingestão de antifúngicos orais, como o fluconazol (Zoltec), em comprimidos.
Coloque um pedaço de gelo sobre a área lesionada segundo necessário. Administre acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) para a dor. Ofereça a seu filho uma dieta com alimentos leves por um dia aproximadamente. Evite alimentos salgados ou cítricos que possam causar dor.
O tratamento é paliativo, utilizando analgésicos para diminuir a dor. “Anti-inflamatórios ou corticóides locais podem ser prescritos para acelerar o processo de cicatrização, assim como a laserterapia”, acrescentam os professores.
Normalmente, é indicado a aplicação de corticoides ou anestésicos tópicos, de acordo com a prescrição médica. Além disso, há também a opção de auxílio terapêutico através da laserterapia infravermelha de baixa potência.
Dor e inflamação no céu da boca podem estar relacionados a vários fatores, como por exemplo, uma prótese mal adaptada, infecção por fungos, lesões, ulcerações, alergias, dentre outros. O ideal é procurar seu dentista para verificar o que pode estar ocasionando essas reações e resolver o seu problema.
Algumas das pomadas mais usadas para tratar este problema são: Zovirax, que tem na sua composição aciclovir; Flancomax, que tem na sua composição fanciclovir; Penvir lábia, que tem na sua composição penciclovir.
Em alguns casos, principalmente quando a afta é incômoda e dolorosa, pode ser indicado o uso de pomadas anestésicas, como benzocaína, corticóides tópicos, como Triancinolona ou Fluocinonida, ou agentes cicatrizantes, como Policresuleno.
Dentre os parâmetros histológicos mais comumente observados, destacaram-se: perda de polarização das células do estrato basal, hiperplasia de células do estrato basal e projeções epiteliais em gota. Outras alterações também frequentes estão representadas na Tabela 1.
Tratamento da leucoplasia No caso da maioria das pessoas, parar o consumo de tabaco ou álcool geralmente elimina o problema. Quando isto não é eficaz ou se as lesões apresentarem sinais de cancro, o seu dentista pode encaminhá-lo para tratamento, que envolve: Remoção de placas de leucoplasia.
A leucoplasia pilosa oral (LPO) manifesta-se clinicamente como uma placa branca, caracteristicamente não removível através de raspagem, com localização preferencial nas bordas laterais da língua, podendo ser uni- ou bilateral.
A leucoplasia oral é uma condição na qual pequenas placas brancas crescem na língua e, por vezes, no interior das bochechas ou nas gengivas, por exemplo. Estas manchas não provocam dor, queimação ou coceira e não é possível removê-las raspando. Normalmente, desaparecem sem necessitar de tratamento.