É uma gramínea recomendada para adubação verde de outono-inverno e utilizada com sucesso na rotação e/ou sucessão das culturas da soja, feijão e girassol.
200 dias
As sementes de aveia a serem utilizadas devem apresentar boa qualidade, com germinação igual a 75% e pureza de 95%. A densidade de semeadura varia de 250 a 400 sementes aptas por m²,empregando-se em torno de 80 á 120kgs de semente por há,espaçamento entre linhas de 15 á 20cm,profundidade de plantio de 2 a 4cm.
Já se quiser usar a aveia no solo, plante as sementes no comecinho da primavera para produzir adubo verde, ou no outono para que as folhas mortas protejam a terra de geadas. Distribua as sementes em fileiras, separadas em 0,5 cm. O ideal é plantar as sementes em fileiras uniformemente espaçadas.
A aveia é naturalmente livre de glúten, mas seu consumo nem sempre é liberado para portadores de doença celíaca. Isso porque o alimento muitas vezes é cultivado no mesmo terreno do trigo, da cevada e do centeio - que, por sua vez, possuem glúten. Dessa forma, ocorre a contaminação cruzada durante a colheita.
Assim, consideradas culturas de inverno, a aveia branca (Avena sativa L.) e a Aveia preta (A. strigosa Schieb) são plantas anuais que concentram seu desenvolvimento nos meses mais frios do ano. As aveias brancas distinguem-se das pretas por apresentarem colmos mais grossos e folhas mais largas.
Suas principais vantagens são as produções de grãos e palha, a precocidade, rusticidade e sua alta relação folhas/caule, devido às folhas largas que possui. Essa relação é bastante adequada para a alimentação animal. A relação carbono/nitrogênio também é boa para o plantio direto na palha (PDP).
Vendo aveia branca pura, vendemos em saco de 20kg a 35kg, valor de R$1,20kg.
A época de semeadura é de março a julho e pode ser feita na forma de sistema de plantio direto ou a lanço. Quando semeada em linha, indica-se o espaçamento de 17 a 20 cm entrelinhas. A profundidade de semeadura indicada é de 3 a 5 cm. Quando semeada a lanço, deve-se usar 30 a 50% a mais de sementes.
R$ 0,60 A VISTA.
Utilizada como forragem há séculos, a Aveia Preta é uma excelente opção de pastagem para animais em geral. É conhecida pelo papel positivo no campo, sendo responsável por incrementos na fertilidade e segurança sanitária do ambiente agrícola.
Cultivo No plantio solteiro, é recomendado semear de 60 a 80 quilos por hectar. Pode-se colocar a lanço 100 quilos, podendo antecipar o plantio pois seu crescimento nos primeiros 30 dias é mais lento devido ao fator de enraizamento da planta. Pastagem Os animais podem ser colocados no pasto 45 dias depois do plantio.
“No caso da natural, o grão é inteiro, enquanto no caso da aveia amassada o grão passa por um processo de amassamento e quebra do amido. Para os equinos, a mais indicada é a aveia branca natural. Ela pode ser administrada de duas maneiras: como um grão seco ou, então, como grão úmido.
Ela tem sido considerada o grão preferido para cavalos ao longo dos anos e a sua aceitação se deve a vários fatores. A aveia é uma fonte de energia rica em carboidratos, fornece amido de fácil digestão, possui ainda fibras solúveis e insolúveis, que correspondem a cerca de 11% do total de fibras na matéria seca.
As forrageiras mais utilizadas são milho, sorgo, capim e alfafa. Cana-de-açúcar: Pode ser ofertada ao cavalo desde que respeitadas as características da forrageira e as necessidades do cavalo. A cana entra em processo de fermentação muito rapidamente, o que pode causar cólicas nos equinos.
Um cavalo comum precisa ingerir 1,8~2% do seu peso diariamente (incluindo os suplementos). Sendo assim, um cavalo de peso médio e em boas condições precisa de 8~9 kg de comida por dia. Para uma dieta de engorda gradual, avalie a possibilidade de aumentar a quantidade de comida para 2,3~2,5% do peso do cavalo.