Alimentação: Onívoro com tendência a herbivorismo, se quiser incentivar a reprodução e manter seu cascudo saudável, complemente sua dieta oferecendo – além das rações específicas para peixes de fundo – alimentos de origem vegetal, como por exemplo: abóbora, pepino, abobrinha, alface, couve, vagem, ervilha, batata ( ...
Modo de Preparo
regionalismo ICTIOLOGIA designação comum, extensiva a diferentes espécies de peixes de água doce, nativos da América Central e do Sul, que se caracterizam por terem a cabeça grande e achatada e o corpo delgado, revestido de placas ósseas, que inclui espécies também conhecidas por cascudo, uacari, etc.
Conhecido por ser um eficiente “limpador de vidros” de aquários, o cascudo – também chamado de acari ou peixe-gato –, apesar da aparência jurássica é um peixe dócil e, de quebra, ainda tem uma importância bioeconômica. Cientistas descobriram que ele é capaz, por exemplo, de repovoar com matéria orgânica um rio poluído.
Os peixe-cascudos são ótimas opções para o seu aquário, além de deixá-lo livre de algas. Os cascudos, ou plecostomus, são um tipo de bagre (ou peixe-gato, como é conhecido em outros lugares) muito comum em aquários.
Peixes de água doce do Brasil - Cascudo (Hypostomus affinis) O Cascudo é um peixe de fundo, onde vive raspando o substrato com seus inúmeros e delicados dentes. O peixe de água doce chamado Cascudo é conhecido popularmente como Acari, Cari, Boi-de-Guará e Uacari.
Alimentação: Onívoro com tendência a carnivorismo, se quiser incentivar a reprodução e manter seu cascudo saudável, complemente sua dieta oferecendo – além das rações específicas para peixes de fundo – alimentos de origem vegetal, como por exemplo: abóbora, pepino, abobrinha, alface, couve, vagem, ervilha, batata ( ...
Espécies de Cascudos, que de feios não têm nada
Os machos têm testas planas, enquanto as fêmeas tendem a ter testas arredondadas que se protuberam um pouco para fora. Quando a fêmea estiver pronta para desovar, a testa ficará mais cheia.
Esse tipo de coloracao em plecos (cascudos) pode ser tambem devido a estresse. Concordo. Pela sua descrição, você fez uma limpeza geral, o que provavelmente estressou o peixe, com tamanha movimentação dentro do vidro. Em algum tempo ele deve voltar com sua coloração normal.
Sem duvida ele pode ter morrido de fome, aparentemente ele não estava doente, lembre-se que Cascudo não si alimenta apenas de algas, ele necessita de alimentos próprio para cascudo, e tem que ter toca em seu aquário, cascudo é um peixe noturno, e si possível colocar um tronco cascudo adora troncos tiram bons alimentos ...
Determinando o sexo do peixe através da observação. Procure por uma protuberância na testa do peixe. A presença de tal protuberância pode servir como confirmação de que o peixe é macho. Verifique cuidadosamente se ele exibe essa característica.
A identificação do sexo das codornas deve ser feita a partir das 10 primeiras horas de vida – e se estende até 24 horas após o nascimento. Na sexagem das codornas, é possível separar mil aves por hora, com índice de acerto acima de 95%. Para leigos, a codorna macho e a codorna fêmea são idênticas.
Para descobrir se seu peixe fêmea está grávida, observe os seus peixes todos os dias para conferir se acontecem mudanças fisiológicas. Quando a fêmea está grávida, desenvolve de 20 a 40 dias uma saliência por baixo do abdômen que indica que está gordinha e grávida, pois os ovos estão se formando em seu interior.
Uma fêmea grávida às vezes desenvolve um "ponto gravídico" no abdômen perto abertura de ar da parte traseira. Ele costuma ser preto ou vermelho e torna-se mais pronunciado no decorrer da gravidez. Alguns peixes já têm este ponto, mas na gravidez ele ficará mais claro ou mais escuro.
é bem fácil saber se a fêmea está grávida, normalmente ela apresenta uma mancha negra na base do oviduto, é esse o sinal de que ela está prenha. Temperatura: Para manter a qualidade do habitat ideal para o Espada, a água deve estar entre 20°C e 27°C, mas de preferência manter em 27°C.
Observe a mancha de prenhez. Leva algumas semanas para que essa região (próxima à base do ventre do guppy) escureça. Quando isso acontecer, será evidente que a fêmea está prenha. A região pode parecer escura ou alaranjada no início da prenhez e alternar entre essas duas cores no decorrer dela.
As fêmeas têm período de gestação de aproximadamente 25 dias, podendo dar origem a cem filhotes a cada quatro semanas. Além disso, estas são capazes de armazenar os espermatozóides por aproximadamente oito meses, podendo ter mais de três gestações seguidas sem ajuda direta do macho.
A reprodução do Lebiste é bastante curiosa. Dentro da mãe, os filhotes se desenvolvem em até 30 dias dentro de ovos. No entanto, quando as crias estão prontas para nascer, as cascas se rompem e a fêmea expele os filhotes, prontinhos para começarem a nadar.
Deve-se alimentá-lo várias vezes ao dia, desde que seja em pequenas porções. Eles adoram alimentos vivos, como artêmias salinas ou enquitreias. Mas também comem alimentos secos, em flocos, granulados ou liofilizados.
Servir 3 vezes ao dia em pequenas porções, para que possa ser consumida em um curto espaço de tempo. Evitando assim que as sobras se depositem no fundo do aquário e através do processo de decomposição prejudiquem a qualidade da água. Após aberto consumir em até 45 dias.
Alimentando os filhotes. Alimente os filhotes a cada duas ou três horas nas primeiras seis semanas. Eles precisam comer entre cinco a seis vezes por dia quando ainda forem bem pequenos. Após esse período, passe a dar comida a cada quatro ou cinco horas, ou seja, de três a quatro vezes por dia.
Deve-se passar a dar rações de peixes adultos a partir do momento em que a ração para filhotes, seja da fase alevino ou juvenil, não estiver mais sustentando o animal. Isso pode ser percebido quando há necessidade de se oferecer a ração muitas vezes e esta ser consumida rapidamente.
No aquário tem Molinesia, guppy, Colissa e 4 kinguios(Que vão sair). Opte por tirá-los apenas quando seu tamanho for superior a abrtura das bocas dos peixes do aquário.
O ideal é oferecer ração aos peixes, no mínimo, duas vezes ao dia e, no máximo, três vezes ao dia. Recomenda-se observar que quando dado o alimento, o peixe deve comê-lo em, no máximo, 30 segundos, pois passado este tempo, a ração fica encharcada, tende a afundar no aquário e perde algumas de suas propriedades.
Frutas e legumes também são ricos em nutrientes. Você pode alimentar seu peixe com uma variedade deles, incluindo maçãs, peras, brócolis e ervilhas. Algumas frutas e vegetais podem ser alimentados crus, mas geralmente você deve cozinhá-los antes de colocá-los em seu aquário.
Como cuidar do seu aquário – Para pessoas iniciantes
Para alevinos e juvenis podemos considerar de 4% a 5 % do peso vivo por dia. Para adultos podemos considerar 2% a 3 % da biomassa por dia. Por exemplo, em um lago com 8 carpas de 1,5Kg cada teremos 12Kg de biomassa (peso vivo). Com taxa de arraçoamento de 3%, esses peixes precisarão comer 360 gramas de ração por dia.