EQST

O Que Aldosteronismo?

O que é aldosteronismo?

O aldosteronismo primário é o aldosteronismo causado pela produção autônoma de aldosterona pelo córtex adrenal (decorrente de hiperplasia, adenoma e carcinoma). Os sinais e sintomas incluem fraqueza episódica, elevação da pressão arterial e hipopotassemia.

Porque o sódio está associado com o aumento da pressão arterial?

O aumento da pressão arterial acontece devido a propriedade osmótica do sódio, que retém água. Quando o sal é ingerido pelo organismo é absorvido pelo intestino e vai diretamente para os vasos sanguíneos.

Por que o excesso de consumo de sal leva a um aumento da pressão arterial quais são os riscos de aumento prolongado da pressão arterial é melhor cortar totalmente o sal da alimentação isso é possível?

O consumo de sal está muito associado à pressão alta, mas não de maneira geral. O excesso é o grande perigo. O sódio presente no sal retém maior quantidade de líquido e isso faz com que o volume de fluidos nos vasos sanguíneos aumente. Dessa forma, os vasos sofrem maior pressão.

Por que pessoas hipertensas pressão alta devem evitar o consumo exagerado de sal Explique o processo biológico envolvido?

O consumo exagerado do sal está relacionado ao aumento no risco de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e doenças renais, entre outras.

Por que pessoas com hipertensão arterial devem restringir o uso de sal?

“A hipertensão aumenta o risco de infarto, insuficiência renal e acidente vascular cerebral”, afirma o cardiologista Lázaro Miranda, do Hospital Santa Lúcia. Um dos principais causadores é o consumo excessivo de sal, que eleva o sódio no organismo a níveis prejudiciais.

Qual a justificativa para reduzir a ingestão de sal para controlar a pressão arterial?

Reduza o consumo de sal pela metade "O uso excessivo de sal levará a um aumento do sódio na pressão sanguínea, que vai reter o liquido presente sangue, aumentando a produção de liquido pelo organismo e consequentemente elevando a pressão arterial", explica Ivan Cordovil.