Portanto pode-se chamar a varicocele de varizes na bolsa testicular, que pode provocar prejuízo para a produção de espermatozoides e em última consequência infertilidade.
Fatores de risco. O cordão espermático é responsável por transportar o sangue para os testículos. A varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão impedem o fluxo adequando de sangue. Isso causa inchaço e alargamento das veias, formando as varizes, como ocorre nas pernas.
Na maioria dos casos, a varicocele é assintomática. Portanto, ela pode prejudicar a função dos testículos sem dar nenhum sintoma! A medida mais importante para o diagnóstico é o exame físico realizado por um urologista. Quando suspeitamos da presença de varicocele, podemos confirmá-la com um ultrassom dos testículos.
Doppler estetoscópio – O "probe" é colocado no cordão espermático, com o paciente em pé. Um ruído característico (refluxo venoso) é auscultado quando solicitada a manobra de Valsalva, nos casos de varicoceles. Eco-doppler colorido – É um método muitas vezes empregado para confirmação diagnóstica de varicocele.
As chances de gravidez após a correção também dependem de outros fatores envolvidos, inclusive relacionados à mulher. cirúrgico, e uma taxa de gravidez de aproximadamente 33 a 46%, em um período de até 12 meses após a cirurgia.
Um indivíduo, homem ou mulher, é considerado infértil quando apresenta alterações no sistema reprodutor que diminuem sua capacidade ou o impedem de ter filhos.