As inscrições são exclusivamente on-line. Os interessados devem se inscrever até as 18h desta terça-feira, 3, na Área do Candidato. Esse também o prazo para quem quiser solicitar atendimento especial, seja por motivo de deficiência, por convicção religiosa ou para fazer as provas usando nome social.
Apenas estudantes matriculados a partir do 1º ano do ensino médio podem realizar as provas, desde que comecem o processo no 1º ano do ensino médio.
Por ser um processo de avaliação seriada, o PISM permite ao candidato aprimorar seu desempenho ao longo das etapas, baseando-se no resultado que recebe a cada módulo concluído. Com isso, ele pode avaliar quais os conteúdos que precisam de uma maior atenção e corrigir as falhas, sem sair prejudicado.
A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou na tarde desta sexta-feira, dia 16, o resultado final do Módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021.
Programa de Ingresso Seletivo (Pism) No primeiro e no segundo anos, a prova vale 120 pontos, com peso 2 e 3 respectivamente, ou seja, somando 240 e 360 pontos possíveis. No terceiro, o exame tem 140 pontos e peso 5, chegando a 700. Com a soma das notas de cada ano, o candidato pode concorrer a uma vaga na UFJF.
Para acessar o SIGA é solicitado um LOGIN e uma SENHA. O login é o CPF do aluno, e a senha inicial é 010101 ou a data de nascimento do aluno com 6 dígitos (DDMMAA). A senha é obrigatoriamente trocada no primeiro acesso. Se não conseguir acesso com uma dessas senhas, clique em “esqueci minha senha” e siga as instruções.
O candidato que tiver seu pedido negado precisa gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 120 até as 18h do dia 4 de novembro. O solicitante poderá fazer o pagamento apenas pelo Banco do Brasil, para que a inscrição no Pism seja deferida.
O cálculo da nota final do candidato também sofreu alteração. A partir de 2010, a nota Final do PISM será calculada pela seguinte expressão: Nota Final = Nota PISM I x 0,20 + Nota PISM II x 0,30 + Nota PISM III x 0,50.
No primeiro dia, os alunos fazem as questões objetivas e discursivas de Português, Geografia, Matemática e Química. No segundo, é a vez das questões objetivas e discursivas de Literatura, Biologia, Física e História, sendo cinco questões objetivas e duas discursivas em cada conteúdo.
As provas possuem questões objetivas e discursivas, e não há redação.
Atualmente, a instituição possui dez grupos de acesso às vagas, aplicados no Pism, no Sisu e no Vestibular de Música. ... Das vagas disponibilizadas no módulo III do Pism, no mínimo 50% delas ficam reservadas aos nove grupos cotistas: A, A1, B, B1, D, D1, E, E1 e F.
Nessa prova, são tradicionalmente cobrados temas da Química Inorgânica, Físico-Química, Classificação do Carbono, identificação de funções químicas, entre outros.
Já os estudantes que estão no primeiro ou segundo ano do ensino médio podem fazer o Enem como treineiros. Isso significa que não poderão usar o desempenho no exame para entrar nas universidades. Nesse caso, os participantes terão acesso às notas 60 dias depois que o resultado for liberado para os demais candidatos.