O que acontece com o corpo com dengue? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O vírus da Dengue promove reações nas células do nosso organismo. Os glóbulos brancos, que protegem e defendem o nosso organismo, e as plaquetas, que ajudam a coagular o sangue, diminuem. Em casos mais raros, o vírus consegue atacar diretamente o coração, o fígado ou o sistema nervoso, provocando uma infecção.
O que causa a dengue?
A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea.
Quais são as causas da proliferação do mosquito da dengue?
Garrafas, sacolas plásticas e pneus velhos, entre outros, são ótimos locais para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Esses recipientes podem acumular água, principalmente quando deixados em ambientes externos, criando as condições ideais para que a fêmea do Aedes aegypti coloque seus ovos.
Como o mosquito adquire o vírus da dengue?
A fêmea do mosquito suga o sangue de uma pessoa infectada, com o vírus ativo na corrente sanguínea. Esse vírus passa por um período de incubação dentro do mosquito, que varia de 10 a 14 dias. Só depois, o Aedes aegypit começa a contaminar outras pessoas, a cada nova picada.
Quem transmite a dengue e a fêmea?
pela fêmea do mosquito.
Onde fica o vírus da dengue no corpo?
O ciclo de transmissão da dengue se inicia quando o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença no Brasil, pica uma pessoa infectada. O vírus multiplica-se no intestino médio do vetor e infecta outros tecidos chegando finalmente às glândulas salivares.
Qual o estágio final da dengue?
A infecção pelo vírus da dengue é constituída de três fases: (1) a fase febril, (2) a fase crítica, e (3) a fase de recuperação. Todo o curso da doença tem duração de 7 a 10 dias, com cada fase durando cerca de 2 a 3 dias.
Quais regiões são propícias à proliferação do mosquito que transmite a dengue?
Qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um foco do mosquito Aedes aegypti: pratos de vasos de plantas, caixas d'água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, cacos, pneus, piscinas sem tratamento da água, calhas etc.
Quais fatores ajudam na proliferação do mosquito da dengue em nossa cidade?
Altas temperaturas e chuvas frequentes favorecem o aumento de locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Onde surgiu o vírus da dengue?
O mosquito transmissor da dengue é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16, período das Grandes Navegações. Admite-se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos.
Como a pessoa reconhece o mosquito Aedes aegypti?
Como a pessoa reconhece o mosquito Aedes aegypti? O Aedes é parecido com o pernilongo comum, e pode ser identificado por algumas características que o diferencia como: corpo escuro e rajado de branco e possui hábito de picar durante o dia.