Na pesquisa de psicologia positiva, a gratidão está fortemente e consistentemente associada a uma felicidade maior. “A gratidão ajuda as pessoas a sentir emoções mais positivas, saborear boas experiências, melhorar sua saúde, lidar com as adversidades e construir relacionamentos fortes.”
A terapia não soluciona a sua vida, vale dizer. Mas ajuda demais, porque te permite ver aspectos da sua personalidade que você até então talvez não tivesse percebido. E isso te ajuda a sofrer menos, ter relacionamentos melhores, ser mais compassivo consigo mesmo.
Tudo depende da linha de trabalho seguida, mas o recomendável é que o profissional sinalize que vai dar alta em dois ou três meses e que, depois desse período, ambos combinem pelo menos uma sessão de retorno, para acompanhamento", declara Maria Lúcia.
O termo “alta” é uma referência mais específica ao ato final do atendimento, enquanto fase de terminação ou término dão noção de um processo de desligamento. (MALAN, 1981). “Alta”, de acordo com a definição do “Dicionário Médico” (FORTES & PACHECO, 1968), é uma expressão que traz em si uma ideia de resultado favorável.
Além de aprender a enfrentar os problemas com a cabeça erguida, a terapia auxilia o paciente a encontrar soluções lógicas para conflitos. Às vezes, nossos problemas são criados por nós mesmos. Ao depositarmos mais importância do que deveríamos em determinada situação, somos incapazes de enxergar a solução mais óbvia.
Falta de vontade e desejo. A desconexão com aquilo que se gosta de fazer, estar em companhia das pessoas queridas, quando a relação social ou o relacionamento íntimo estão esfriando, é também o momento de procurar terapia e saber o que está acontecendo.
O objetivo da gestalt-terapia é auxiliar o cliente no desenvolvimento do seu potencial para viver uma vida plena. Focando no aqui e no agora, busca-se melhorar a relação do cliente consigo mesmo e com o ambiente ao seu redor, auxiliando-o a compreender e lidar com suas próprias emoções e solucionar seus problemas.