substantivo feminino Prática que instrui os fiéis sobre a religião, principalmente em relação aos Evangelhos: as homilias dos Padres da Igreja. [Religião] Discurso explicativo posterior à leitura do Evangelho; sermão. ... Etimologia (origem da palavra homilia).
A Liturgia é o culto sagrado que os antigos levitas ofereciam a Deus e que hoje é prestado pelo próprio Cristo, que se fez Sacerdote e Vítima de nova e definitiva Aliança, estendido até nossos dias pela celebração da Eucaristia, que unindo o nosso sacrifício ao de Cristo nos faz também “hóstias vivas”.
A comunicação da homilia deve buscar ser: Um tom familiar, direto, alegre, seguro, convicto, simples, espontâneo e solto; Uma linguagem da vida de hoje e do hoje, desprovida de qualquer pretensão de ser o único que sabe, o "dono da verdade".
As palavras homília ou homilia estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar estas palavras sempre que quisermos referir o sermão que o padre faz durante a missa sobre pontos dogmáticos, instruindo os fiéis sobre passagens da bíblia.
Ministérios na liturgia da palavra O Evangelho é proclamado pelo diácono ou, na sua falta, por um presbítero ou bispo presente. ... Em todo o caso, quando não esteja presente mais ninguém que possa proclamar a leitura, ela deve ser feita por um sacerdote ou diácono, ou pelo próprio presidente da celebração.
1. Discurso sobre assunto religioso pronunciado no púlpito. 2. Prática feita a alguém com um fim exclusivamente moral ou virtuoso.