crossorigin="anonymous">
O círculo é uma figura geométrica plana definida como a região limitada por uma circunferência. A circunferência, por sua vez, é um conjunto de pontos equidistantes de um outro ponto chamado centro. ... Essa equação envolve um ponto P(x,y) pertencente à circunferência, o centro C(a,b) e o raio (R).
O diâmetro de uma circunferência é dado por qualquer corda que passe pelo centro da figura. ... Corresponde ao dobro do raio, que é a medida de um segmento de reta do centro da circunferência a uma extremidade (um ponto da circunferência, ou seu perímetro).
A fórmula é simplesmente esta: C = πd. Nessa equação, "c" representa a circunferência do círculo e "d" representa seu diâmetro. Isso quer dizer, você pode encontrar a circunferência de um círculo apenas multiplicando o diâmetro por pi.
Linha reta que une dois pontos opostos de uma circunferência.
O raio sempre vai ser a metade do valor do diâmetro. Que nesse caso o diâmetro é 30, então será 15 o valor do raio. * 225 x 3,14 = 706,5cm².
EXEMPLOS: 1) Calcular a medida da área de um círculo cujo raio mede 7 cm. Vamos escrever a formula A = π . r² Agora vamos substituir os valores de π e também do raio A = 3,14 . 7² Devemos primeiro calcular a potenciação, 7² = 7.
A área da base da moeda pode ser determinada a partir da mediç˜ao direta de seu diâmetro com uma régua ou a partir da mediç˜ao de sua circunferência com o uso de um barbante e da régua.
Dada um círculo qualquer de raio r, sua área (A) será dada por: A = πr2 → fórmula para o cálculo da área de um círculo de raio r.
Qual a área de um setor circular cujo arco mede 20 cm, com raio igual a 3,4 cm? 2 pontos. a) 34 cm²
Qual a área do setor circular de raio 60 cm cujo ângulo central mede 120°? a)3.
Situação II. Um setor circular cujo ângulo central mede 120º e raio com comprimento equivalente a 12 metros terá sua área igual a? Assim, conclui-se que a área do setor circular desta situação compreende cerca de 150,7 m².
A área da coroa circular representada pode ser calculada através da diferença entre as áreas totais das duas circunferências, isto é, área do círculo maior menos a área do círculo menor. Observação: Os resultados podem ser dados em função de π, caso seja necessário substitua π por seu valor aproximado, 3,14.
Qual a área da parte laranja da figura abaixo, sabendo que ela é formada por dois círculos concêntricos, um de raio 10 cm e outro de raio 15 cm? Considere π = 3,14. a) 78,5 cm.