Como a traseira depende da vistoria e do lacre, o custo chega a ser mais elevado. Mas, para a dianteira, por não precisar de avaliação, o custo é mais acessível, entre R$ 60 a R$ 100. Como há variações em cada Detran dos estados, os custos e procedimentos da segunda via pode mudar conforme regras de cada localidade.
Placa dianteira Quando a placa perdida é a dianteira, o motorista deve procurar um Centro de Registro de Veículos Automotores, pagar uma taxa e comprar a nova placa. Para saber onde você encontra uma unidade do CRVA, basta acessar o site do Detran.
Primeiro, é necessário que o proprietário ou algum responsável vá ao Detran mais próximo requerer uma segunda via da placa do carro. Tenha em mãos o documento do veículo, RG e CPF do proprietário (original e cópia), decalque legível do chassi e laudo fotográfico ou decalque legível do motor.
Passo a passo para pedir a segunda via de placa
Pule a parte do Detran e vá até uma fábrica de placas e solicite as novas – isso mesmo, ali na hora. O processo leva uns 30 minutos. Só não esqueça de levar o transbike, pois, mesmo que as placas não tenham lacre, a empresa lhe ajuda a colocar da melhor forma para que não caiam no caminho.
O número do CRV fica no canto superior direito do documento. Já o Renavam fica logo abaixo no centro do documento.