A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.
Quando NÃO usar a vírgula: 1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.
A vírgula e ponto final indicam uma pausa. Ponto final = Pausa maior, fim de uma ideia. Vírgula = Pausa menor, continuação de uma ideia.
O ponto e vírgula é utilizado quando há a necessidade de separar a frase em que o verbo aparece antes da conjunção. Assim: “Queríamos voltar mais cedo; precisamos, entretanto, passar a noite lá.” Observe na comparação entre essas duas frases que o uso do ponto e vírgula, muitas vezes, se torna desnecessário.
A diferença está na colocação da vírgula, pois ela deverá ser inserida de modo a deixar o número de casas decimais igual à soma da quantidade de casas decimais dos fatores multiplicados, ou seja, se os dois fatores tiverem duas casas decimais, o resultado deverá ter quatro casas decimais.
Se estivesse na ordem direta, a vírgula seria facultativa: ... Se o adjunto adverbial for curto, a vírgula é facultativa. Veja mais em adjunto adverbial deslocado. Antes de conjunções adversativas como mas, porém, contudo, entretanto.
Quando a oração subordinada adverbial vier na ordem direta, a vírgula é facultativa. Essa regra segue a mesma linha do tópico 1, que abordamos anteriormente. ex1: Eu vou à sua casa se você me convidar. ex2: Eu vou à sua casa, se você me convidar.
A vírgula é opcional, isto é, facultativa, quando apresenta apenas uma função estilística na frase, isso ocorre nas seguintes ocasiões: ... Depois de algumas conjunções, onde quando iniciamos alguma frase. Nesse caso, a vírgula pode ser utilizada ou não, por conta da sua curta extensão.
Também se faz uso da vírgula para separar tempo e localidade nas datas, normalmente em correspondências, como em:
Deve-se colocar vírgula entre a data e o número do decreto (ou da lei, da resolução etc.), pois aí a data é entendida como um aposto explicativo, isto é, trata-se de um complemento, uma informação que seria até dispensável, por exemplo: “de acordo com o Decreto nº 376, [que foi aprovado na data] de 12 de dezembro de ...
Ex.: Atualmente, no Brasil, a maioria dos alunos não consegue nota 1000 na redação. Durante muito tempo, fui enfermeiro da cruz vermelha! O uso da vírgula acontece também quando se coloca o objeto no início da oração para depois repeti-lo.
Exercícios de Uso da Vírgula
A vírgula evita ambiguidades. Ela é uma ferramenta que nos permite ser claros a respeito de nossas intenções como falantes. Nesse caso, alterar o seu lugar no texto alteraria também o contexto, o interlocutor e o sentido da mensagem.
Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês. Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar, não vai faltar. Neste exercício deve ser identificada a alternativa na qual a vírgula foi empregada com o objetivo de omitir o verbo.
Nas orações coordenadas sindéticas conclusivas, adversativas e explicativas, a vírgula precede a conjunção. Quando a oração subordinada estiver antes da oração principal, o uso da vírgula é obrigatório. As orações subordinadas adjetivas explicativas são separadas por vírgula.
As reticências, representada pela sequência de três pontos (...), é um sinal gráfico que sinaliza, principalmente, interrupção no discurso. ... Para esclarecer qualquer dúvida, o Toda Matéria traz explicação e exemplos de como as reticências podem ser empregadas.
Verificado por especialistas Em qual destas frases a vírgula foi empregada para marcar a omissão do verbo? A frase em que isso ocorreu foi a seguinte: Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais. Na frase "Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais", o que ocorre é uma omissão do verbo "ser".
Resposta. Explicação: A frase em que a vírgula foi empregada para enumerar termos com a mesma função é: “Fui à feira e comprei três bananas, duas maçãs e uma melancia”.
Há, porém, elementos da oração que estabelecem uma ligação direta entre si. É o caso do sujeito e o verbo. Entre esses dois elementos, a vírgula não deve ser empregada.
A vírgula [ , ] é um sinal de pontuação que separa elementos dentro de uma oração e orações dentro de um período. Marca uma pequena pausa. Muitos consideram o uso da vírgula confuso por ser flexível em alguns casos.
A vírgula é responsável por separar a parte inteira da decimal. Por exemplo, em 0,001, o 0 que está antes da vírgula é a parte inteira, e tudo que vier após, nesse caso, 001, é a parte decimal.