Chama-se materialismo dialético, porque o seu modo de abordar os fenômenos da natureza, seu método de estudar esses fenômenos e de concebê-los, é dialético, e sua interpretação dos fenômenos da natureza, seu modo de focalizá-los, sua teoria, é materialista.
Os princípios fundamentais do materialismo dialético são quatro: (1) a história da filosofia, que aparece como uma sucessão de doutrinas filosóficas contraditórias, dissimula um processo em que se enfrentam o princípio idealista e o princípio materialista; (2) o ser determina a consciência e não inversamente; (3) toda ...
O marxismo é uma teoria sobre a evolução da sociedade que pretende explicar cientificamente o capitalismo. ... Por isso, para Marx, captar as dinâmicas do modo de produção capitalista e as relações entre as classes sociais é fundamental para entender a organização política e as ideias dominantes de nossa época.
A relação entre cultura e trabalho está atrelada a forma como a organização consegue se movimentar em meio a diversidade, preservando os estilos de trabalho naturais. Para poder prosperar, as organizações devem criar culturas em que os indivíduos sejam incentivados a trazer seu ser mais autêntico para o trabalho.
A relação entre cultura e ideologia na sociedade capitalista se dá da seguinte maneira: a ideologia capitalista impõe um modelo de vida cultural que busca alterar o modelo antes utilizado, para que o consumo e as relações culturais sejam alterados.
Por isso, é importante entender que a vida social está diretamente ligada a cultura, pois a forma como nos comunicamos com os indivíduos definem os reflexos das ações geradas e agrupam a sociedade como pilar entre a relação dos homens.