A atividade física é definida por Caspersen et al. (1985) como: qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior que os níveis de repouso. O exercício físico é definido também por Caspersen et al.
ATIVIDADE FÍSICA: qualquer movimento corporal gerado por contração muscular e que resulte em gasto energético acima do gasto basal. EXERCÍCIO FÍSICO:é uma forma de atividade física planejada, estruturada e repetitiva realizada com o intuito de melhorar a saúde ou a aptidão física.
Ao praticar exercícios físicos regulares, a pessoa consegue reduzir a quantidade de gordura no corpo e aumentar sua massa muscular, dois fatores extremamente benéficos para impedir o desenvolvimento de doenças como câncer, hipertensão, osteoporose e diabetes.
Nesse sentido, observa-se que os valores na sociedade tem focado substancialmente no consumismo, de forma que a ginástica tenha perdido um pouco da sua essência, e se transformado em um meio, que supostamente deveria ser saudável, para se atingir o objetivo final, que seria o corpo perfeito.
Ginástica aeróbica de baixo impacto (low impact): A técnica da ginástica aeróbica de baixo impacto é conhecida por ser uma técnica feita a partir da ginástica aeróbica para que as pessoas evitem lesões, devido o grande impacto da ginástica e das técnicas agressivas.
A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.
A ginástica de academia proporciona diversos benefícios, tais quais se destacam: saúde, sociabilidade, estética, prazer, dentre outros, sendo atualmente a modalidade da ginástica dentre as várias existentes, a que mais tem atraído às mulheres.