Pois sua função é proteger o cabo. Prezado Thiago, o disjuntor protege o cabo condutor, logo o cabo deve suportar uma corrente maior que o disjuntor. A carga deve ser menor que o disjuntor e o disjuntor menor que o cabo.
O disjuntor não pode ser de valor igual a esse que vc vai calcular, ele tem que ter capacidade maior de 20 a 30%.... Se ficar com a mesma corrente do cálculo, ele vai esquentar e pode ficar desarmando, pois ele está no limite de corte..
Cálculo da corrente para o disjuntor geral. O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V. A escolha da faixa de corrente depende da disponibilidade dos fabricantes.
O correto é fazer uma planta baixa, de todos os cômodos incluindo a garagem, para o chuveiro usar fio cabinho de 6,0 milímetros, o disjuntor (bipolar) depende da potencia do seu chuveiro, pode ser de 32 A ou 40 A, para o portão de usar cabinho de 4,0 milímetros disjuntor (bipolar) de 25 A, para tomadas usar cabinho de ...
deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.
O disjuntor serve como proteção para evitar acidentes na instalação elétrica da residência. ... Em caso de sobrecarga ou curto-circuito, o disjuntor desarma a rede elétrica de determinado circuito e evita possíveis acidentes e danos a equipamentos e à instalação como um todo.