como fazer
Aproveite melhor a sua caixa de EPS Isopor® 2- Acrescente gelo com álcool ou com sal nas caixas térmicas. Isso ajuda a manter as temperaturas baixas; 3- Dê preferência às latinhas, ao invés das garrafas de vidro, que demoram mais para gelar; 4- Utilize suporte de EPS Isopor® para as latas.
Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).
Ponha os blocos de gelo no fundo do cooler, e então cubra-o com uma camada fina de plástico ou papelão antes de acondicionar a comida. Isso impede que os alimentos caiam no gelo e fiquem empapados.
Coloque sal na água Na caixa térmica, no cooler ou isopor, acrescente água e sal ao gelo. Essa dica é pura química: o sal diminui o ponto de congelamento da água, o que faz com que as latinhas ou garrafas fiquem ainda mais geladas em menos de 5 minutos.
Ainda que as garrafas já estejam frias, a fim de manter a bebida gelada fora da geladeira, também utilize sal e gelo. Quando for guardar as bebidas no recipiente, intercale camadas de garrafa, gelo e sal, nessa ordem.
A maneira mais garantida de manter um pouco do sabor, gás e aroma é fazer com que ela descongele devagar. Deixar ela na geladeira ou então em um recipiente com água pode ajudar bastante. Mas lembre-se que, uma vez congelada, o sabor nunca mais vai ser o mesmo.
Se acha que a cerveja já está congelada, transfira-a com cuidado para a parte de baixo da geladeira, e espere que ganhe um pouco mais de calor, até ficar numa temperatura acima de zero. Outra opção é tirar do freezer e colocar em algum recipiente térmico cheio de água, gelo e sal.
Nunca devemos deixar a cerveja perto do ponto de congelamento. Isso porque o líquido fica em uma condição subcrítica. A bebida só fica no estado líquido por conta da pressão. A partir do momento que você abre a garrafa ou a lata, a pressão é aliviada e a cerveja congela."
Despeje a cerveja em um copo e observe a espuma e a transparência. Se a cerveja estiver muito turva, poderá ter sido congelada e seu sabor será afetado. A falta de espuma ou uma espuma que desapareça rapidamente poderá indicar que a cerveja foi contaminada por copos ou barris sujos.
A cerveja que sofreu congelamento é imprópria para o consumo e deve ser desprezada. É a chamada cerveja "choca", que perdeu o sabor, o gás e a identidade. Entretanto, não haverá problema se a temperatura do produto variar entre muito fria e temperatura ambiente, desde que não congele.
A melhor forma de evitar isso é retirá-la do congelador sem encostar na lata ou garrafa com a mão aberta, evitando qualquer sacudida que possa agitar as moléculas e fazê-las passar para o estado sólido.
Como descongelar o freezer: veja o passo a passo completo
Cervejeira: Como o próprio nome diz, a cervejeira é utilizada para o armazenamento de cervejas. A temperatura de uma cervejeira varia de 0°C a -6°C, temperatura ideal para manter sua cerveja bem gelada.
Com a tecnologia, o refrigerador mantém a temperatura em torno de -6º, que é a ideal para deixar a cerveja no ponto desejado: bem gelada, mas não congelada. No entanto, o fabricante alerta que é necessário ligar o aparelho pelo menos 12 horas antes de começar a usá-lo. Só assim ele chegará na temperatura máxima.
Muito gelada (de 0° a 4°C): Cervejas que tenham como objetivo principal refrescar. Ou seja, cervejas sem álcool, american lagers e pale lagers. Cervejas da Noi – Noi Low Carb, Bionda e Bionda Oro. Bem gelada (de 5° a 7°C): Cervejas claras de trigo, são bons exemplos.
Você vai fazer um furo no balde fermentador e instalar o poço termométrico. Assim você evita o contato direto do sensor de temperatura com o líquido/cerveja ao mesmo tempo que consegue medir a temperatura do que está acontecendo no interior do fermentador com maior precisão.
8 graus
Ela nunca pode baixar de 0ª (temperatura em que se inicia o congelamento). Por isso é preciso extrema cautela com os chamados freezers, embora nem todos congelem, dependendo do modo em que estejam programados. O ideal, entretanto, é que ela fique no máximo entre 4ºC e 5ºC (ponto em que já estará bastante refrescante).