Acne não é um problema exclusivo dos adolescentes: adultos também podem desenvolver a condição.
Apesar de parecer que criar uma rotina de skincare pode ser trabalhoso, tenha em mente que ela é fundamental para que sua pele possa ser bem cuidada e prevenir o aparecimento de acne, espinhas, pústulas e cravos, portanto o hábito de cuidar da pele se torna um momento de autocuidado muito importante para sua rotina.
A vitamina C pode ser comprada em farmácias ou drogarias, na forma de sérum, gel ou creme facial, para aplicar 1 vez por dia, após lavar a pele com água e sabonete próprio para o rosto.
A isotretinoína ou ácido retinoico, é um dos tratamentos mais eficazes para combater a acne grave com cicatrizes e casos de acne que não melhoraram com outros tratamentos. Esta substância diminui a produção de sebo, reduzindo a proliferação de bactérias e a inflamação da pele. Este remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias e é vendido somente com prescrição médica e retenção de receita pela farmácia. Entenda melhor o que é como usar a isotretinoína para tratar as espinhas.
Também é aconselhado manter a pele sempre bem hidratada e nutrida, comendo diariamente alimentos ricos em vitamina E, como amêndoa e castanha do pará. O suco de cenoura com laranja também é uma boa opção porque contém betacaroteno, precursor da vitamina A que ajuda na restauração da pele. Veja uma lista mais completa de alimentos ricos em vitamina E e alimentos ricos em betacaroteno.
Já espinhas mais graves, com inflamação e presença de pus, e que apenas aplicação de produtos não reverta, é possível que seja indicado o uso de antibiótico oral ou outra medicação para inibir a produção das glândulas sebáceas. Nesses casos, apenas um médico pode indicar o tratamento a ser seguido.
Desta forma, é recomendado passar o protetor solar com no mínimo FPS 30, pelo menos 15 minutos antes de sair de casa, e aplicado até mesmo em dias nublados. Além disso, deve ser reaplicado a cada duas horas, e imediatamente após suar ou atividades esportivas, como a natação, por exemplo.
Para acabar com as espinhas, deve-se lavar o rosto diariamente, aplicar uma loção adstringente, hidratar a pele, fazer uma esfoliação e ter uma alimentação anti-inflamatória, pois ajudam a diminuir a oleosidade da pele, remover impurezas ou desobstruir os poros.
O primeiro local da conhecida zona T (formada pela testa, nariz e queixo), as espinhas na testa são comuns porque essa é uma região que possui uma maior concentração de glândulas sebáceas – o que contribui para a formação da condição. Neste caso, o excesso de oleosidade, e consequentemente o surgimento de espinhas, pode ser agravado pelo uso de bonés, chapéus, franja ou produtos capilares mais oleosos.
As espinhas costumam gerar algumas manchas na pele que podem levar muito tempo para desaparecer. Algumas opções de máscaras caseiras podem reduzir as manchas na pele, como máscaras à base de argila e ou de iogurte.
Já o Sabonete de Limpeza Facial 3 em 1 é ideal para fazer a limpeza da pele de forma eficiente, promovendo uma leve esfoliação no rosto e combatendo o aparecimento de espinhas. Além disso, o sabonete antiacne de Garnier minimiza a aparência de marcas da pele, possui textura suave e fórmula enriquecida com os ativos de Vitamina C e Ácido Salicílico.
Estes produtos normalmente são suficientes para tratar a acne de grau I e são capazes de impedir a formação de novas espinhas e inflamações na pele. Esses produtos podem ser comprados prontos ou formulados em farmácias de manipulação, e só devem ser usados se forem prescritos pelo dermatologista.
Geralmente, é recomendado fazer a limpeza de pele profunda 1 vez por mês para peles mistas e oleosas ou a cada 2 meses para peles normais a secas. Veja como fazer a limpeza de pele profunda.
Opte por usar produtos na sua rotina de cuidados com a pele que tenham Niacinamida e Ácido Salicílico, pois são ativos que ajudam na diminuição da oleosidade excessiva dos poros e uniformização da pele.
Possíveis efeitos colaterais: os efeitos colaterais mais comuns são sensibilidade, coceira e ressecamento da pele, dos lábios e dos olhos, dores musculares e dores articulares. O medicamento também pode causar conjuntivite. Além disso, pode haver agravamento das espinhas no início do tratamento. Veja os principais cuidados durante o tratamento com a isotretinoína.
Além disso, durante o tratamento é importante beber de 2 a 2,5 litros de água por dia para manter a pele hidratada e fazer uma alimentação equilibrada, com cereais integrais, frutas e vegetais frescos, que ajudam a diminuir a inflamação da pele. Saiba quais alimentos priorizar e quais devem ser evitados para tratar as espinhas.
Alguns dos medicamentos que o médico pode recomendar são antibióticos, anticoncepcionais, cremes retinoides e, em último caso, a isotretinoína, conhecida como Roacutan. Além disso, durante o tratamento, é importante manter a pele limpa, com uso de produtos específicos para cada tipo de pele, além de evitar mexer ou espremer as espinhas.
Os retinoides, derivados da vitamina A, também podem ser usados para o tratamento das espinhas, como é o caso do adapaleno ou da tretinoína. Estes retinoides são anti-inflamatórios que atuam na glândula sebácea, diminuindo a produção de sebo, estimulando a regeneração das células e melhorando a cicatrização das lesões. Conheça todos os benefícios da tretinoína no tratamento das espinhas.
Último local da zona T, as espinhas no queixo também são resultado da produção de uma quantidade maior de sebo, principalmente na adolescência. Mas na fase adulta, as espinhas nessa região são normalmente relacionadas a alterações hormonais.
Embora esteja fora da rota da zona T, as espinhas na bochecha também são comuns, mas costumam surgir por outros motivos. Nesta situação, as espinhas podem aparecer pelo uso inadequado de produtos para o rosto ou abafamento da região, como ao usar máscaras regularmente.