Para tratar a giardíase, o médico poderá indicar medicamentos que combatem o parasita, como Metronidazol, Secnidazol ou Tinidazol, sendo também recomendado o repouso e o consumo de líquidos para minimizar a desidratação provocada pela diarreia.
A giardíase é uma infecção do intestino delgado causada pelo parasita Giardia, um protozoário unicelular. Os principais sintomas são cólicas abdominais e diarreia. As pessoas podem ter cólicas abdominais, gases, eructação, diarreia, enjoo e sentir-se cansadas.
O vetor causador da doença pode se apresentar de duas maneiras: cistos e trofozoítos (estágio adulto do protozoário). Eles são resistentes e não morrem com os ácidos liberados pelo estômago. Assim, chegam ao intestino delgado.
Prevenção: O melhor meio de se evitar esta infecção é a adoção de medidas preventivas como a ingestão somente de água filtrada, saneamento básico, lavar bem as mãos após utilizar o banheiro, lavar em água corrente e higienizar frutas, legumes e verduras.
O ciclo biológico da Giardia lamblia é alternado entre um cisto infectante e um trofozoíto ativamente móvel. A infecção ocorre principalmente por via fecal-oral, através da ingestão de água e/ou alimentos contaminados pelos cistos deste parasito (Figura 3).
- A reprodução não é sexual, mas na forma de divisão binaria longitudinal. Como ela entra no corpo humano: A pessoa ingere os cistos de Giardia presentes nas fezes de seres humanos portadores do parasita. Esta ingestão pode ser direta (através das mãos) ou consumindo alimentos ou água contaminada.
Sintomas. A giárdia tem como principal sintoma a diarreia, com as fezes apresentando-se pastosas, de odor fétido e eventualmente esverdeadas, além da ocorrência de vômitos e flatulência. Consequentemente, os animais doentes podem apresentar perda de peso, desidratação e, em casos muito graves, óbito.
A giárdia em cães é causada por um protozoário que entra no organismo canino através da ingestão de algo contaminado. O cachorro ainda pode contrair a doença ao ingerir fezes infectadas. Beber água ou ingerir algo do solo contaminado, como grama, também permitem a entrada desse parasita.
No entanto, como o período pré-patente de Giardia (tempo entre a ingestão de cistos e a eliminação de cistos novos nas fezes) pode ser tão curto quanto 4 dias no cão (4 a 12 dias, com média de 8 dias)2, recomenda-se fazer os exames para controle de tratamento nos primeiros dias após o seu término.
O medicamento Giardicid é indicado para combater inúmeros problemas gastroentéricos em cachorros e gatos, entre eles a giardíase, causada por um parasita.
Tratamento da giárdia canina Depois de identificada a doença, o tratamento é realizado com base em antibióticos e medicamentos. O sucesso do tratamento dependerá não somente dos medicamentos, mas também da higiene e manejo do ambiente.