Durante o período colonial, a alimentação da maior parte da população não era muito variada e incluía a farinha de mandioca, feijões e carnes-secas. O feijão-preto é de origem sul-americana apesar de outras espécies já serem conhecidas na Europa como o feijão-fradinho, a de consumo mais comum em Portugal.
No primeiro contato que teve com os índios tupiniquins, no litoral sul da Bahia, Pedro Álvares Cabral apresentou a dois deles, no dia 24 de abril de 1500, os alimentos que trazia em suas naus: carneiro, galinha, pão de trigo, peixe cozido, confeito, fartéis, vinho, mel e figos passados.
Quem preparava as refeições na colônia eram as escravas nas famílias mais abastadas ou as próprias mulheres da casa nas classes mais baixas.
Resposta: Os nativos ingeriam o milho verde assado, mingau de milho verde ou seco, farinha de milho verde ou seco, a quirera (milho moído), pamonha, pipoca, cauim (bebida fermentada), bolo de milho, um tipo de pamonha e um tipo de curau.
A nossa cultura – nossas crenças, tabus, religião, entre outros fato- res – influencia diretamente a escolha dos nossos alimentos diári- os. Desse modo, a alimentação humana parece estar muito mais vinculada a fatores espirituais e exigências tradicionais do que às próprias necessidades fisiológicos.
Alimentos in natura São aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais para o consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração.
Resposta: Alimentos naturais são aqueles alimentos que foram cultivados em um processo de agricultura natural, ou seja, isentos de agrotóxicos. Muitas pessoas usam a palavra “natural” para todos os alimentos.
O método da agricultura e alimentação natural não utiliza aditivos químicos no cultivo; respeita o crescimento do alimento, e os ciclos da natureza; aprecia o trabalho do agricultor até o alimento chegar na nossa mesa e ajuda a prevenir doenças.
5 formas de começar uma alimentação mais natural
Os alimentos naturais têm mais fibras, vitaminas, minerais e nutrientes que não perderam seus principais componentes durante a produção e processamento. Saudáveis: os alimentos naturais impedem a ingestão de substâncias cancerígenas, trazidas também pelos agrotóxicos, pois não há acréscimo de outras toxinas.
Alimentos naturais, ou in natura, é tudo aquilo que vem da natureza. Não confunda com orgânicos, que são alimentos naturais sem uso de pesticidas ou agrotóxicos. Os alimentos naturais (ou in-natura) são aqueles que não passam pelo processamento da indústria e, por isso, não contêm nenhum tipo de aditivo químico.
O alimento Industrializado é o Alimento Processado por meio da Atividade Industrial, que é a transformação de gêneros alimentícios em produtos comercializáveis, por processamento que utiliza máquinas, equipamentos e força de trabalho contratada. Os alimentos industrializados não são exclusividade das grandes empresas.
A cerveja ocupa o primeiro lugar na lista de alimentos mais consumidos fora de casa (63,6%), seguida por salgadinhos industrializados (56,5%), salgados fritos e assados (53,2%), bebidas destiladas (44,7%), pizzas (42,6%), sanduíches (41,4%), refrigerantes diet ou light (40,1%), refrigerantes (39,9%), salada de frutas ( ...
Produtos industrializados são produtos prontos ou semi-prontos. Já vem embalados, seja em latas, caixas etc.. . Alimentos industrializados são aqueles que resultam da transformação dos alimentos naturais por meio de processos industriais.
A atividade industrial consiste no processo de produção que visa transformar matérias-primas em mercadoria através do trabalho humano e, de forma cada vez mais comum, utilizando-se de máquinas.
Geralmente o biscoito é produzido em fábricas de massas, como por exemplo a M. DIAS BRANCO. Geralmente os biscoitos são compostos por açúcar, gordura vegetal, farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, cacau em pó , amido de milho, sal, estabilizante lecitina de soja, aromatizante e fermento químico.
Por isso podemos dizer que se encaixam nas industrias de bens não duráveis, que é onde se encaixam os alimentos e os medicamentos, essas industrias são as de bens de consumo, pois o ser humano através delas tem a oportunidade de consumir alimentos, eletrodomésticos, dentre outras coisas.
Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral. Indústrias de equipamentos – são responsáveis pela transformação de bens naturais ou semimanufaturados para a estruturação das indústrias de bens intermediários e de bens de consumo. Exemplos: siderurgia, petroquímica, etc.
2 - Indústrias intermediárias É o setor industrial voltado para a produção de peças e equipamentos que serão utilizados pelas indústrias de bens de consumo. Exemplos: indústrias que produzem peças de automóveis, peças para eletrodomésticos, peças de computadores, tratores e equipamentos industriais.
Os esforços do passado criaram produzindo bens de consumo e até mesmo tecnologia de ponta. Os principais tipos de indústrias no Brasil são as automobilísticas, petroquímicas, de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, soja, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica, etc.