O inversor de frequência converte um sinal de tensão elétrica senoidal em um sinal de onda quadrada, através de uma modulação chamada PWM – Pulse Width Modulation (Modulação por Largura de Pulso), esse sinal de entrada é tratado por alguns blocos que compõem esses equipamentos.
Inversor de Frequência Escalar É o tipo de inversor baseado em equações de regime permanente. A lógica de controle é a manutenção da relação V/F (Tensão / Frequência) constante.
Embora sejam mais complexos que os monofásicos quando projetados, fazer a inversão do sentido de rotação de um motor trifásico é mais simples. Basta inverter as fases das bobinas, ou seja, trocar as fases nos terminais de ligação no momento de alimentar o motor.
As bobinas de trabalho do motor monofásico são separadas em duas partes e, assim, cada parte pode ser conectada em série ou paralelo conforme a tensão obtida na rede elétrica. A inversão da rotação do motor monofásico é feita a partir da mudança do sentido da corrente na bobina auxiliar.
Os Motor de Passo Bipolar usam uma ligação por pólo e necessitam que o circuito de controle possa reverter o sentido da corrente para acionar as bobinas de forma correta Fig. 11. Wave Drive - Liga uma bobina por vez, com menor consumo de energia, porém, com menor torque.
Meio Passo O segredo é induzir duas bobinas, depois induzir uma, depois duas e assim sucessivamente. Esses motores de passo são ligados com circuitos que chamamos de drivers de micro passo. Com eles, podemos controlar a intensidade do campo de cada bobina e aumentar muito a quantidade de passos entre as bobinas.