O cátion é formado quando um átomo perde elétrons ficando com carga positiva. O ânion é formado quando o átomo ganha elétrons ficando com carga negativa.
Os casos citados são exemplos de íons simples, formados por apenas um elemento. ... Entretanto, quando os íons são formados por grupos de átomos de elementos químicos que ganharam ou perderam elétrons, diz-se que são íons compostos.
Íons podem ser identificados com os sinais +, -, 2-, 2+... ao lado do átomo, que vão representar o número de elétrons que o átomo teria a mais ou a menos.
Íons simples São formados por átomos de um único elemento químico. A representação dos íons é feita pelo símbolo do elemento químico que o originou e pelo valor de sua carga. Veja nas tabelas abaixo, exemplos de ânions e cátions simples.
Íon-fórmula é a fórmula resultante da união de um metal e um ametal ou de um metal e um hidrogênio por intermédio de uma ligação iônica. Íon-fórmula é o nome dado à fórmula de qualquer substância química formada a partir de uma ligação iônica entre os átomos.
Se o átomo do elemento perder ou ganhar elétrons, ele se tornará um íon e a sua carga deve ser expressa do lado direito na parte superior: ZAXcarga. Se o átomo perdeu elétrons, ele ficará com carga positiva e é um cátion. Por outro lado, se ele ganhar elétrons, ele ficará com carga negativa e será um ânion.
Compostos Iônicos são aqueles formados por Metal + Ametal ou por Metal + Hidrogênio. ... Já os Compostos Moleculares (ou Compostos Covalentes) são os formados por Ametal + Ametal, Ametal + Hidrogênio ou ainda Hidrogênio + Hidrogênio.
Ligação Iônica
Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.
A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio () e cloro ().
As Ligações Iônicas são as ligações químicas que ocorrem entre os átomos quando estes reagem entre si a fim de alcançarem a estabilidade. A ligação iônica é um tipo de ligação química baseada na interação eletrostática que ocorre entre íons de cargas opostas. Exemplo: íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions).
Qual é o resultado de uma ligação iônica? O resultado de uma ligação iônica é, como o próprio nome diz, a formação de íons (cátions e ânions)! Os íons nada mais são que elementos que perderam ou ganharam elétrons, ou seja, saíram da sua configuração inicial e apresentam uma nova carga.
Os metais que podem fazer esse tipo de ligação estão nos grupos 1, 2 e 13 da tabela periódica, sendo eles os metais alcalinos, os alcalino-terrosos e os metais pertencentes ao grupo do boro. O hidrogênio (H), apesar de NÃO ser um metal alcalino, encontra-se na família IA e também pode realizar ligações iônicas.
Os elementos representativos da Tabela Periódica são aqueles que pertencem às famílias que eram indicadas pela letra A e hoje correspondem aos grupos 1,2 e 13 a 18.
Tem - se dois elementos 20A e 35B a) Escrever as configuraçoes eletronicas dos dois elementos.com base nas configuraçoes eletronicas , dizer que periodo e grupo da tabela periodica pertece cada um dos elementos em questao .
Para formar um composto iônico é necessário pelo menos um metal e um não metal. O elemento metálico geralmente é um íon de carga positiva (cátion), e o elemento não metálico um íon de carga negativa (ânion). ... Como a atração entre os íons ocorre em todas as direções forma-se uma grade denominada retículo cristalino.
Para ser um composto iônico, precisa haver a ligação entre um metal e um ametal, já ligação covalente entre dois ametais.
Condução de corrente elétrica Os compostos iônicos não conduzem corrente na fase sólida (quando os elétrons estão firmemente ligados uns aos outros), mas conduzem na fase líquida ou em solução aquosa, quando os íons adquirem mobilidade.
A maioria dos compostos iônicos são sólidos, nas temperatura e pressão ambientes, porque a força de atração elétrica que mantém os cátions e os ânions firmemente ligados uns aos outros é muito forte. Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos.
Em química, compostos moleculares são aqueles compostos que apresentam ligações covalentes entre seus átomos (intramoleculares). Sua temperatura de ebulição é menor do que a do composto iônico, e não conduz corrente elétrica em nenhum estado físico.
Basicamente, quando o Oxigênio liga-se a um metal, tem-se um óxido iônico. Quando o Oxigênio liga-se a um não-metal, tem-se um óxido molecular.
Um exemplo de um composto molecular com elevado PF é o diamante que se apresenta na forma de uma macromolécula, e possuem uma quantidade de número indeterminados de átomos de carbono.
As substâncias moleculares são aquelas que se formam quando átomos se ligam por meio de ligações covalentes, originando moléculas de número determinado. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
As propriedades que os compostos moleculares geralmente apresentam são: Baixos ponto de fusão e ebulição quando comparados aos compostos iônicos; Apresentam baixa dureza; ... Em temperatura ambiente, os compostos covalentes podem ser encontrados nos estados físicos sólido, líquido e gasoso.
Geralmente é composto de 2 não metais. O que são compostos covalentes? Os compostos covalentes são substâncias formadas quando dois ou mais elementos diferentes são unidos por uma ligação covalente. Uma ligação covalente é formada quando dois átomos não metálicos compartilham um elétron.