A base da leitura de cifras Quebrando em duas linhas você vê que a letra C representa o Dó e logo na sequência as letras seguem em ordem alfabética e as notas seguem a ordem que você provavelmente já conhece: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol = C, D, E, F, G. Com isso você já é capaz de decorar quase instantaneamente.
O primeiro truque é utilizar a quinta casa da corda anterior, uma vez que:
Afinações abertas Quando tocamos as cordas soltas de um violão afinado de forma padrão ouvimos o acorde Em7(11) numa inversão com sonoridade não muito funcional, tanto que é raro ouvir algum músico tocar neste modo todas as cordas soltas do instrumento numa canção.
Para fazer a transposição de tonalidade, aumentar um tom em uma cifra, por exemplo, é necessário acrescentar o intervalo de um tom em todos os acordes da cifra. Vamos ver um exemplo que vai ficar mais claro....Então, ficará assim:
partindo da afinação normal. Toque a quarta corda e a primeira ao mesmo tempo, diminua o tom da primeira corda até as duas ficarem no mesmo tom. em seguida toque a segunda e a sexta, e deixe a sexta igual a segunda.
Método 2 de 3: Usando seu violão e os ouvidos
A afinação é feita da seguinte maneira: O instrumento é afinado meio tom abaixo, e a sexta corda (mais grave) é abaixada um tom em relação as demais.
Se você quer afinar a corda E (mi) e aparece a letra F (fá), você precisa baixar a nota em meio tom, diminuindo a tensão da corda. A afinação tradicional é (da corda mais fina pra mais grossa): E, B, G, D, A, E.
No caso da afinação em C, é só abaixar dois tons. Em D um tom. esta mudança na afinação, na verdade ocorre sobre a tensão das cordas. A sua guitarra, se antes estava regulada para a afinação padrão, deve agora ser regulada para a nova afinação.
A dica é: Pegue o instrumento e pressione uma corda qualquer no primeiro e no último traste. Se você perceber que as cordas praticamente encostam em todos os trastes, não há empenamento. Se a corda não estiver encostando em todos os trates, especialmente na parte do meio do braço, infelizmente, há empenamento.
A temperatura já mudou, o instrumento como é de madeira, pode ter desafinado. Essa é principal razão do violão desafinar. Ele é de madeira e tem as cordas ligeiramente flexíveis. No calor, a matéria expande, e no frio ela contrai.
Parcelas