A cearense Duda Riedel, de 24 anos, descobriu a leucemia mieloide aguda (o câncer no sangue) em maio. Desde então, ela compartilha cada passo do tratamento para os mais de 600 mil seguidores no Instagram.
Tudo começou com um quadro de sinusite e febre. Duda Riedel não estava se sentindo bem há algumas semanas quando fez um exame de sangue que indicava baixa de plaquetas. Ela chegou a fazer vários exames e teve suspeita de mononucleose antes de descobrir que estava com leucemia.
Um paciente só é diagnosticado com algum tipo de linfoma após realização de biópsias. Outros exames ajudam a detalhar a doença.
LISTA DO QUE NÃO DIZER A UM PACIENTE ONCOLÓGICO.
O que dizer?
Pesquisas clínicas. É recomendado que o paciente com câncer acompanhe a divulgação de pesquisas clínicas juntamente com seu médico. Afinal, de acordo com o oncologista Anderson, essa pode ser a única opção de acesso a um tratamento e a medicamentos de ponta para alguns pacientes.
A lista com os sinais e sintomas comuns em pacientes com câncer que será discutida neste artigo é:
Valor de referência: Na maioria dos casos pode indicar câncer quando o seu valor é superior a 11 U/ml no exame de sangue. Porém, este valor pode estar aumentando em situações menos graves, como tumores benignos do ovário, útero ou próstata.