Regra de três simples
1º passo – Identificar as grandezas e construção da tabela. 2º passo – Analisar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais. 3º passo – Aplicar o método de resolução correto para cada um dos casos, e, por fim, resolver a equação.
Regra de três composta com três grandezas
Dentro da regra de três simples e composta existem grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Caracteriza-se por grandezas diretas aquelas em que o acréscimo ou decréscimo de uma equivale ao mesmo processo na outra. Por exemplo, ao triplicarmos uma razão, a outra também será triplicada, e assim sucessivamente.
Sempre que utilizarmos a regra de três no intuito de determinar porcentagens, devemos relacionar a parte do todo com o valor de 100%. Obs.: Nas situações envolvendo uma porcentagem, realizamos a multiplicação cruzada por ser uma grandeza diretamente proporcional. Portanto, 95% de R$ 105,00 é igual a R$ 99,75.
Encontrar a porcentagem de um total Esta é a fórmula na célula C2: =B2/A2. O resultado é exibido como 0,16 porque a célula C2 não está formatada como uma porcentagem. Para formatar 0,16 como uma porcentagem, (o que também removerá o zero) na guia Página Inicial, clique no botão Porcentagem.
Calcular a porcentagem de um valor Na primeira coluna da tabela, insira o valor total e, na segunda, o percentual que deseja calcular desse valor. Depois, basta dividir um pelo outro. Em nosso exemplo, o valor total está na célula B4 e o percentual na C4. Assim, na terceira coluna, inserimos a seguinte fórmula =B4/C4.
Clique na célula de desconto (B10) e selecione na barra de ferramentas, no alto, à direita, o modo porcentagem. Faça o mesmo em acréscimo, clicando na célula B11 e selecionando porcentagem.
Subtraia 100. Se subtrairmos esse valor da porcentagem do valor final, obteremos o tamanho do aumento percentual. 140% - 100% = aumento de 40% na população mundial. Isso funciona porque valor inicial + aumento = valor final.