Para fazer é bem simples. Cortei os siris ao meio para que entrasse um pouco de tempero dentro. Temperei com sal, suco de gengibre (rale o gengibre e esprema entre os dedos) e um pouco de shoyu. Deixe pegar gosto por uns 10 minutos.
4 - Siri: a carne de siri é fonte de vitaminas A, C, complexo B, zinco e cálcio. O cálcio faz com que esse fruto do mar seja ideal para fortalecer ossos e dentes, por isso, ele é bastante indicada para idosos. É, também, uma fonte de proteínas com poucas calorias.
O siri não tem contraindicação! Além de ser rico em cálcio, o crustáceo possui muitas proteínas e é uma ótima fonte de vitaminas A, B e C, zinco, além de sais minerais. No geral, carne dos peixes e frutos do mar, chamadas de carne branca, são muito saudáveis e recomendadas.
Marisco: Tem valor proteico, vitamina B1, B2 e B6, ferro, potássio e zinco.
Também aposta no siri catado, aquele que tem a carapaça dura, porém com a carne macia e delicada em seu interior.
Cate o siri apertando-o com as pontas dos dedos para ver se tem algum pedaço de casca. Se tiver, descarte. 3- Depois dos 5 minutos do siri na água com limão, escorra-o em uma peneira e pressione-o com as mãos ou uma colher para sair toda a água.
Use uma faca ou um picador de gelo para furar a casca do animal 2,5 cm abaixo da boca. Você também pode ferver o siri por um minuto para matá-lo. Adormeça-o vivo no freezer por 15 minutos antes de fervê-lo. Em seguida, retire-o do freezer e coloque-o em uma panela com água fervente.
A solução mais fácil é mergulhá-lo em água fervente por 60 segundos. Use um pegador para transferi-lo da água fervente para um recipiente de água com gelo e interromper o cozimento. Ou descongele o caranguejo. Se você vai usar caranguejo congelado, deve descongelá-lo antes da limpeza.
Para abater o caranguejo Segure o caranguejo pelas costas, use uma faca pequena de lâmina, introduzindo pela boca do caranguejo, até alcançar o fim do casco. Aguarde alguns minutos, até que esteja totalmente abatido. Para limpar o caranguejo, use uma faca de lâmina e raspe todo o pelo do caranguejo.
Separe o corpo entre o casco e o abdômen e retire a parte mole e escura que fica em cima do abdômen. Após retirar, morda o abdômen, pois lá também tem carne. A dica principal com essa parte do corpo do caranguejo é utilizar o casco para misturar a carne, farofa e molho.
Vivem nas regiões litorâneas de todo o mundo, sendo algumas espécies encontradas em manguezais, como o caranguejo-uçá (Ucides cordatus), o aratu (Goniopsis cruentata) e o guaiamum (Cardisoma guanhumi), que vive nas bordas de tal ecossistema. Alimentam-se principalmente de peixes e matéria orgânica morta.
A quantidade de caranguejos por pessoa é muito relativo. Uma boa pedida é se informar com seus convidados para saber quanto cada um come em média. Sempre calculo em torno de 10 por pessoa, o que acaba sendo suficiente.
O caranguejo-uçá, espécie mais comum no Paraná, além de outras, como o guaiamum, é herbívora e alimenta-se das folhas de árvores próximas aos mangues. Algumas espécies são carnívoras e consomem pequenos invertebrados, peixes, entre outros pequenos animais.
O caranguejo tem hábitos noturnos e se alimenta principalmente de bivalves, traíras e detritos orgânicos. Ariscos e ágeis, são frequentemente vistos correndo rapidamente “de lado” nas praias. Usa oito de suas dez patas para se locomover. As duas pinças da frente são utilizadas para pegar comida, cavar e se defender.
Ao identificar um siri-azul, observe as pinças do animal. Se forem azuis, o caranguejo é um macho. Caso as pontas das pinças sejam vermelhas, trata-se então de uma fêmea.
Ucides cordatus
Os caranguejos estão “de leite”. A expressão popular significa que o crustáceo está passando pelo processo chamado “equidíase”, ou seja, trocando a carapaça para ficar maior. Portanto, nesta época do ano desaconselha-se consumir o crustáceo, pois o “leite” pode causar diarréia. ...