“A cocção altera o valor nutricional, bem como o índice glicêmico, porém, no caso da banana-da-terra, a orientação é que seja consumida sempre de forma cozida ou assada”, explica Juliana. Portanto, consumir a banana crua pode trazer malefícios à saúde.
337 calorias
Modo de Preparo
Ferva água e coloque 3 bananas verdes, ou mais se você quiser, pra cozinharem durante 5 minutos – desta forma a casca sairá com mais facilidade. Espere esfriar e corte em rodelas finas, com cerca de 1mm, com uma faca untada com óleo. Passe um pouco de óleo também nas mãos para evitar a cola da banana verde.
Corte as bananas em rodelas não muito finas. Adicione suco de limão para que não fiquem escuras. Coloque em uma forma e leve para o congelador abertas até que fiquem bem firmes. Transfira para um saco plástico próprio para freezer e volte para o congelador.
Para congelar bananas inteiras você só precisa descasca-las e colocar em uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao freezer por pelo menos 30 minutos antes de transferir para um saco de congelamento, assim as bananas não formarão um enorme bloco de gelo e você poderá utiliza-las individualmente.
Use plástico-filme Muito mais que cobrir recipientes com alimentos, cremes e molhos, o plástico-filme é cheio de utilidades. E envolver os cabinhos da bananas com ele pode ser uma ótima pedida para conservar as bananas e deixá-las deliciosas por um tempo maior.
Para as bananas durarem mais sem que você precise colocar na geladeira, existe um truque muito simples: não tire as bananas do cacho e coloque filme plástico ao redor do talo. Só isso já faz com que elas durem até 5 dias a mais do que o habitual. O truque tem que ser feito assim que você compra a fruta.
De modo geral, o ambiente ideal para o amadurecimento da banana é entre 17°C e 19°C, dependendo de cada variedade. A umidade relativa do ar deve ficar entre 85% e 95% e a concentração do gás etileno varia de 0,2% a 2% do volume de ar da câmara.
Dentro da célula, eles ficam separados de uma enzima conhecida como polifenoloxidase. “Alguns autores defendem que, quando a injúria pelo frio é muito severa, pode haver comprometimento dessa separação. Compostos e enzima entram em contato, o que pode levar ao resultado que conhecemos: escurecimento do fruto.
Para evitar o desperdício e manter a aparência de vitamina feita na hora, é importante passá-la na peneira depois de pronta. As sementinhas, que são o que fazem o leite escurecer, ficarão na peneira e, assim, será mais fácil conservar a cor original da bebida.
Para banana, abacaxi e mamão, a geladeira só traz danos. Baixas temperaturas anulam as enzimas que fazem a fruta amadurecer, fazendo com que sua polpa fique pastosa e sua casca escureça com mais facilidade. A dica é, deixe as frutas em local fresco e com pouca luz.
Colocar bananas maduras na geladeira pode até ajudar a continuar madura por alguns dias, mas colocá-la ainda verde vai prejudicar o processo de amadurecimento, deixando-a preta. Por ser uma fruta tropical, as bananas não tem defesa natural contra o frio em suas células.
Se a banana ficar marrom não quer dizer que estragou e ainda pode ser consumida. Já quando a fruta está pegajosa significa que chegou ao seu “fim”.
É bem simples, primeiro você vai precisar de um pedaço de plástico filme. Não retire as bananas do cacho e enrole o papel filme por todo o talo da banana. Isso deve ser feito imediatamente após a compra. Feito isso, suas bananas podem durar até 5 dias a mais do que o normal.
Cada vez que quiser comer uma banana dever retirar o plástico e voltar a colocar um novo, se o quiser aproveitar não ficará bem fechado. Com este processo, a vida útil das bananas prolongar-se-à uns 4 ou 5 dias a mais do que duram agora.
O ideal é levar em água corrente e também passar em uma solução clorada, segundo a nutricionista. Ela também indica levar a fruta inteira na bolsa. Se for picar, lembre de colocar sob refrigeração assim que possível para evitar a oxidação e a perda dos nutrientes.
Banana-da-terra
"Qual a melhor? Se for para fornecer mais energia e potássio ao mesmo tempo, é a da terra. Se for para ter apenas mais potássio é a nanica. E se for a menos calórica são as do tipo prata ou maçã", revela a nutricionista Adriana Ávila.
Algumas frutas boas para iniciar a alimentação sólida do bebê são maçã, pêra, banana e mamão, goiaba e manga.