A “Op Art” ou “Optical Art” (Arte Ótica) foi um movimento artístico que atingiu seu auge na década de 60 nos Estados Unidos. Em Nova York, ocorreu a primeira exposição no Museu de Arte Moderna (MOMA) intitulada “The Responsive Eye” (O Olho que Responde), em 1965.
Op-art é um movimento artístico que tem por objetivo dar movimento às pinturas, Victor Vasarely foi o pioneiro entre os artistas no aprimoramento dessa arte. ... Quando o observador troca de posição, a peça em op-art dá a ele a impressão de que a obra sofre transformações. Essa arte encontra-se em constante transformação.
As principais características da Op Art são: Explorar a falibilidade do olho pelo uso de ilusões de óticas; Defender para arte “menos expressão e mais visualização”; ... As cores têm a finalidade de passar ilusões ópticas ao observador.
A Op Arte é uma modalidade artística, que tem como objetivo criar a ilusão de movimento, interagindo com o observador. ... O tema desenvolve seu estilo artístico e duas de suas obras, que são desenvolvidas no Projeto de curso junto aos alunos da 9ª série do ensino fundamental.
Op Art foi um movimento artístico que teve início, simultaneamente, nos Estados Unidos e na Europa na década de 1960. ... O movimento artístico expressou a mutabilidade e as ilimitadas possibilidades do mundo, tendo como fundamento a frase “menos expressão e mais visualização”.
Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões de óptica. A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia a arte "menos expressão e mais visualização".
Op-art, também conhecida como Arte Óptica, é um estilo artístico visual que utiliza ilusões óticas. Este movimento artístico teve início na década de 1930 com as obras do designer gráfico e artista húngaro Victor Vasarely. - Uso de recursos visuais (cores, formas, etc.) para provocar ilusões óticas.
Para a Op-Art a arte deveria simbolizar a possibilidade constantes de modificações da realidade em que o homem vive. 6. A expressão Op Art vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. O seu precursor é Victor Vasarely (1908- 1997), criador da plástica do movimento.
A Op Art e os 8 principais artistas representantes que você precisa conhecer!
Victor Vasarely
O termo foi empregado pela primeira vez pela revista Time em 1965, se revelando inicialmente como uma variação do expressionismo abstrato. A primeira obra que se enquadra neste movimento foi “Zebra”, feita por Victor Vasarely nos anos 30.
Apresentam diferentes figuras geométricas, em preto e branco (melhores obras) ou coloridas que combinadas de tal forma provocam no espectador as sensações de movimento, suas cores e formas se movem pelos efeitos óticos (as cores com freqüências de ondas muito distantes não são captadas simultaneamente pelo olho humano, ...
Resposta. Os materiais mais usados pelos artistas da pop art eram derivados das novas tecnologias que surgiram em meados do século XX. Gomaespuma, poliéster e acrílico foram muito usados pelos artistas plásticos deste movimento.
Os artistas usavam a ironia para criticar a sociedade consumista da época, enfatizando produtos de alto consumo, como a Coca-Cola e as sopas Campbell. ... Até mesmo as grandes estrelas do cinema e da música foram desconstruídas pelos artistas da Pop Art.
O pop art surgiu como resultado da insatisfação de certos artistas com essa situação de separação entre a arte e as massas. ... Como uma crítica ao consumismo e à sociedade do consumo, os artistas da pop art passaram a usar signos estéticos massificados da publicidade e do consumo como forma de arte.
Temática sobre a indústria cultural; Referências a grandes nomes e marcas da mídia; Reflexão sobre o desenvolvimento tecnológico do período; Uso de cores fortes, puras, brilhantes e fluorescentes.
Ele procurava transmitir sua certeza de que os ídolos cultuados pela sociedade no século XX são imagens despersonalizadas e sem consistência. Para isso o artista utilizava técnicas de reprodução que simulavam o trabalho mecanizado.
Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista.
O Pop Art é um movimento artístico caracterizado pela representação e crítica do consumismo exagerado da sociedade da década de 1950. ... Nesse caso, os elementos da cultura de massa é que eram utilizados pelos artistas com a intenção de criticar o consumismo.
Rebelando contra os valores elitistas, a Pop Art abraçou experiências de vida mundanas, introduzindo aspectos da cultura de massa e aproximando a arte da nova geração de americanos que começavam a experimentar todos os benefícios do paraíso dos consumidores no estado de consumo da América pós guerra.
O pop art tem como influencia a cultura de massa (televisão, internet, revistas, musica, cinema, moda, etc) o pop-art surgiu na década de 50, quando se deu o processo de industrialização em massa. Seu grande percussor foi Andy Warhol.
Fatores que influenciaram a origem da Art Pop
Pop art ou Arte pop é um movimento artístico surgido na década de 1950 no Reino Unido, mas que alcançou sua maturidade na década de 1960 nos Estados Unidos. ... Diz-se que a Pop art é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental.
O movimento pop-art surgiu na Inglaterra, por volta dos anos 50, mas realizou todo o seu potencial na Nova York dos anos 60, quando dividiu com o minimalismo as atenções do mundo artístico. A expressão “pop-art” vem do inglês que significa “arte popular”.
Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life). O termo em inglês significa "arte popular" e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra.
Forma de arte que criticava o consumismo e o materialismo da década de 50. O Pop Art foi um movimento artístico que teve início nos anos 50, inicialmente na Inglaterra e Estados Unidos, como uma forma de reação ao expressionismo abstrato.
Entre os principais artistas da pop art, destacam-se: Andy Warhol, considerado o "papa" do pop art; Peter Blake; Wayne Thiebaud; Roy Lichtenstein e Jasper Johns.
Analisando esta produção, chegamos à conclusão de que ela faz parte do movimento Pop Art. Qual a melhor alternativa que define o movimento Pop Art, representado nesta obra de Andy Warhol? A crítica de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. O consumo de um alimento pelo seu nutriente.
1950