Podemos testar o reflexo patelar simplesmente percutindo-se o tendão patelar com um martelo de reflexos; essa ação estira o músculo quadríceps e inicia um reflexo de estiramento dinâmico, fazendo a perna se estender subitamente para frente.
Na medicina (neurologia), o reflexo plantar, reflexo de Babinski é um reflexo descoberto por Joseph Babinski, um neurologista francês de ascendência polonesa, que pode identificar doenças da medula espinhal e cérebro e que também existe como reflexo primitivo em bebês.
O reflexo de sucção dos bebês pode ser definido como maduro se, durante a amamentação, ele realiza de 10 a 30 sucções sem parar. Isso significa que o bebê está coordenando a sucção, a deglutição e a respiração sem problemas. Ele realiza todos os três sem esforço durante a sua alimentação./span>
Participam do arco reflexo o receptor, o neurônio sensitivo, os neurônios internunciais, o neurônio motor e o efetor, que é o músculo. Já nos referimos aos receptores e efetores; consideraremos agora os neurônios sensitivos com suas conexões internunciais e os neurônios motores periféricos.
O impulso nervoso segue pelo neurônio sensorial até a substância cinzenta da medula espinhal, onde ocorrem sinapses com neurônios associativos e, em seguida, com os motores. ... O caminho seguido pelo impulso nervoso e que permite a execução de um ato reflexo é denominado arco reflexo./span>
O ato reflexo é o mais rápido mecanismo de estímulo e resposta do sistema nervoso. Ocorre quando reagimos de maneira instantânea e involuntária a estímulos ambientais. Alguns reflexos são inatos, como a flexão da perna de um recém nascido ao se fazer cócegas em seus pés./span>
O ato reflexo é de extrema importância para a sobrevivência, pois ajuda a tomar decisões que necessitam de resposta imediata. Isso evita, por exemplo, que tenhamos graves ferimentos como ao tocar em uma panela quente.
O arco reflexo é a via nervosa responsável por tal conexão . Ocorrendo um estímulo, a fibra sensitiva de um nervo raquidiano (nervo aferente ou sensitivo) transmite-o até a medula espinhal passando pela raiz nervosa dorsal. ... Esse movimento forma um "arco", que é chamado de arco reflexo.
O arco reflexo é a resposta imediata à excitação de um nervo, sem a vontade ou consciência do animal, ou seja, é um estímulo que não chega até o encéfalo, ele recebe resposta na medula./span>
Arco Reflexo
Localiza-se no tronco encefálico e tem a função de gerenciar diversas funções como o controle da frequência cardíaca e também respiratório. Também está envolvida na regulação de outras funções básicas como digestão, transpiração, micção e excitação sexual.