Se na superfície do Levain se formar um líquido escuro, não tem problema, essa água escura é apenas o resultado do processo de fermentação, descarte o líquido e faça a alimentação como de costume. Só jogue o Levain fora se ele mofar.
No quinto dia, seu fermento vai estar com bastante atividade e com um cheiro levemente azedo – não se preocupe, isso é normal da fermentação.
Seu pão caseiro não cresce por causa do tempo de fermentação e temperatura. ... Desta forma, é preciso ficar atento aos tempos de fermentação. Em um pão de batata, por exemplo, você sova a massa e deixa crescer. Depois que dobrar de tamanho, você vai modelar e deixar dobrar novamente de tamanho.
Refrescar o fermento natural significa alimentá-lo com água e farinha e deixá-lo descansar em temperatura ambiente. Nesse período, as leveduras voltam a ficar ativas e se alimentam da mistura, produzindo bolhas de gás carbônico. A farinha de trigo pode ser comum, não há necessidade de usar farinha integral.
O levain firme deve ser alimentado na proporção de 2:1, ou seja, para 100% de farinha, 50% de água. O starter segue o mesmo princípio do levain líquido. Ele aumenta a produção de ácido láctico que dá um volume maior ao pão e menos acidez.
Há websites e livros que sugerem formas alternativas e adição de ingredientes para acelerar o processo (açúcar, mel, sucos de fruta). Esse ingredientes não são absolutamente necessários, já que eles apenas adicionam carboidrato a uma mistura que já tem carboidrato (da farinha) suficiente.
Você deve sentir o cheiro azedo mais intenso. Acredite, você está no caminho certo! No sexto dia, descarte metade do fermento, adicione mais 50g de farinha e 50g de água. Se achar que seu fermento está muito líquido, você pode reduzir um pouco da água, sem mexer na quantidade de farinha.
três dias
Acondicione o fermento num saco plástico próprio para congelamento ou num pote que possa ir ao freezer. Quando retornar, deixe-o descongelar por completo, à temperatura ambiente. Depois que isso acontecer, refresque-o normalmente e espere reagir (o que pode demorar um pouco mais).
A técnica consiste em alimentar o levain, esperar ele atingir seu pico (entre 3 e 6 horas) para usar no seu pão caseiro e já alimentar o levain para o dia seguinte. Lembrando da regra: sempre que você alimentar o seu fermento natural ele deve ficar fora da geladeira.
Depois de fazer seu fermento natural, você deve refrescá-lo (adicionando água e farinha de trigo) com frequência, para que as leveduras se mantenham fortes e ativas para a próxima fornada. Se você pretende fazer pães apenas no fim de semana, o levain pode ser conservado em pote fechado na geladeira.
Ambos podem ser guardados tanto no armário quanto na geladeira. O fermento fresco, por sua vez, deve ser conservado na geladeira. "Um erro muito freqüente, porém, é colocá-lo no congelador", conta Osmar Patrício de Almeida, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Fleischmann. O congelamento mata parte das leveduras.
1ª Guarde o pão em saco de papel ou de pano Mas é importantíssimo esperar o pão esfriar antes de embrulhar, senão ele murcha. Só não deixe o pão desembrulhado, ao ar livre, ou na geladeira, senão ele vai ressecar e endurecer.
Contudo, os pães artesanais, com faixas de hidratação mais altas, fermento natural, têm um envelhecimento um pouco distinto, podemos dizer que “envelhecem mais lentamente”, justamente por conta da acidez presente na fermentação (longa). E estes também podem ser congelados.
Para o pão de forma, por exemplo, a melhor forma de armazenar é manter ele na embalagem original, bem fechado e guardado em local fresco. Após aberto é recomendado três dias para o consumo, mas pode durar até uma semana sem ressecar ou embolorar se devidamente guardado.
Guarde em lugares limpos, secos e arejados, longe de produtos de limpeza ou odores fortes; Não guarde o pão dentro ou em cima do micro-ondas, pois o calor prejudica a conservação e a qualidade do produto; Evite a exposição ao ar, sol ou calor de lâmpadas; Guardar no frigorífico facilita a conservação por mais tempo.
A validade do pão de forma, normalmente de sete a dez dias, chega a dobrar. "Todos consomem algum tipo de pão, não importa qual, e manter esse alimento válido por mais tempo é importante.